Notícias

Notícias

NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA lança em Portugal o primeiro Mestrado em Logística Marítima

07-03-2022

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia o lançamento do primeiro curso de Mestrado em Portugal especificamente focado no tema da Logística Marítima. Master in Maritime Logistics (MML) é o nome do curso de Mestrado Internacional que arranca no próximo ano letivo 2022/2023, em parceria com a Escola Naval da Marinha Portuguesa.

Reunindo um conjunto fundamental de conhecimentos na área da Logística, com domínios adicionais em Engenharia e Gestão Industrial, trata-se de um curso que permitirá aos profissionais da indústria marítimo-portuária desenvolver competências relevantes nas áreas de investigação, inovação, técnicas, digitais e soft skills, incluindo o raciocínio crítico e uma predisposição proativa.

“A procura das denominadas Blue Skills deverá aumentar no próximo ano de forma mais significativa nas áreas de transporte marítimo, construção naval e serviços de transporte marítimo. Os jovens profissionais sem formação específica prévia terão, por exemplo, a oportunidade de ingressar na indústria marítima que se espera que conte com uma elevada procura de especialistas qualificados”, explica Helena Carvalho, Professora da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e Coordenadora do Mestrado.

O Mestrado dirige-se a profissionais com o mínimo de cinco anos de experiência que pretendam obter novas competências em operações e logística marítima, ou mesmo requalificar as suas competências profissionais, formando especialistas dotados de uma elevada compreensão, otimização e operação de esquemas de logística intermodal, valor e cadeia de abastecimento; ou a criação de estratégias que permitam enfrentar a complexidade de setor e prever mudanças na procura.

Os participantes deste curso terão ainda a oportunidade de realizar um estágio com a duração de três meses, ou implementar um projeto final numa das principais empresas do cluster de logística marítima.

No próximo dia 18 de março decorrerá um workshop em modelo híbrido (presencial e virtual), que conta com dois momentos: o primeiro , no âmbito do projeto MarLEM (Maritime Logistics Engineering and Management), co-financiado pela U.E, pretende divulgar o Mestrado a potenciais candidatos e empresas nacionais e europeias; o segundo workshop, no âmbito do projecto M4ML, financiado pelos EEA Grants, onde serão realizadas ações de mobilidade de professores, investigadores e alunos do MML entre Portugal e a Noruega.

Mais informações em https://www.fct.unl.pt/en/education/course/master-maritime-logistics

Na imprensa

FCT NOVA anuncia Mestrado em Logística Marítima (Transportes e Negócios)

FCT NOVA lança Mestrado de especialização em Logística Marítima (Mais Superior)

FCT Nova lança em Portugal o primeiro Mestrado em Logística Marítima (Agricultura e Mar)

FCT NOVA e Escola Naval da Marinha Portuguesa lançam mestrado em Logística Marítima (Logística Moderna)

Primeiro Mestrado em Logística Marítima na FCT NOVA (Supply Chain)