Notícias

Notícias

Dia Europeu do Mar: Por um mar sem plásticos | 20 de abril

05-04-2022

No próximo dia 20 de abril, a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA celebra o Dia Europeu do Mar com o evento “Por um mar sem plásticos”, organizado no âmbito do Pacto Português para os Plásticos.

Às 14h30, no Auditório da Biblioteca, terá lugar a sessão “Masterclass Pacto Português para os Plásticos”, onde serão apresentados os objetivos da iniciativa, o progresso alcançado e a forma como esta colaboração está a permitir acelerar a transição para uma economia circular.

Entre as 11h00 e as 17h00, poderá visitar no espaço do Preguiçódromo da Biblioteca uma exposição de projetos do centro de investigação MARE NOVA e da Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) em prol de um Mar sem Plásticos.

A organização do evento é da responsabilidade da Associação Smart Waste Portugal / Pacto Português para os Plásticos, do MARE NOVA – Centro de Ciências do Mar e Ambiente / Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente / FCT NOVA, e da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

O Pacto Português para os Plásticos é uma iniciativa colaborativa que une diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico com uma visão comum – a criação de uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se convertem em resíduos ou poluição. É liderado pela Associação Smart Waste Portugal e pertence à Rede Internacional de Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, Portugal. Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital e do Ministério do Mar.

A participação é gratuita mediante inscrição aqui.

Na imprensa

FCT NOVA promove masterclass e exposição “Por um mar sem plásticos” (Green Purpose)