12-05-2022
A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA realizou, no passado dia 11 de maio, o Seminário “10 anos do Perfil Curricular”, para assinalar uma década deste pioneiro enquadramento educativo no sucesso académico e na empregabilidade dos estudantes.
O Perfil Curricular é um período entre semestres que serve para dotar os estudantes com competências complementares, desde a construção de um currículo, à apresentação de ideias em público, até ao trabalho em equipa. “Tivemos a oportunidade de ouvir de viva-voz a opinião dos alunos, dos empregadores e dos professores. Três perspetivas muito diferentes que nos permitem afinar melhor a nossa oferta do Perfil Curricular para darmos à sociedade aquilo que ela precisa”, concluiu Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA, sobre o encontro.
O seminário convidou à conversa professores da FCT NOVA – Ruy Costa (Competências Transversais para Ciências e Tecnologia), António Grilo (Empreendedorismo) e José Luís Câmara Leme (Sociedade, Sustentabilidade e Transformação Digital) –, assim como representantes de empresas - Alexandra Líbano Monteiro (VP People da OutSystems) e Francisca Matos (Head of Employee Experience & Talent Acquisition da NOS). Contou, ainda, com a participação de uma antiga aluna, Marta Quadros Brito que estudou Engenharia e Gestão Industrial e que atualmente é Brand Specialist na Amazon.
Através desta conversa foi possível remontar aos primeiros tempos da implementação do inovador Perfil Curricular, como recordou Ruy Costa: “Consultámos alguns papers internacionais para perceber o que se fazia lá fora sobre soft skills. Depois lançámos um inquérito anónimo para perceber que competências seriam interessantes desenvolver – foi com essas respostas que se começou a desenhar o Perfil Curricular.”
Os três docentes destacaram o entusiasmo dos alunos: por poderem sair da sua zona de conforto, conviver com colegas de outros cursos, simular a criação de negócios, debater temas da atualidade (muitas vezes fora do âmbito das disciplinas) ou, simplesmente, ter a oportunidade de questionar e de enfrentar opiniões e perspetivas diferentes – um exercício fundamental para o futuro. “Imaginemos que um aluno vai trabalhar para o Médio Oriente e não sabe a diferença entre xiitas e sunitas. Ou que vai para Angola e não sabe da existência do MPLA ou da UNITA ou, ainda, que vai para o Brasil e não percebe porque é que os brasileiros votaram no Bolsonaro. O conhecimento é fundamental para entender os outros e para poder trabalhar lá fora, com pessoas diferentes”, apontou José Luís Câmara Leme.
Sair da zona de conforto, é o lema. “Aquilo que gostamos de incutir aos alunos é que, hoje em dia, para estarem no mercado de trabalho, têm de ter uma atitude empreendedora. Quando vão para as empresas têm de ser dinâmicos, aplicar-se na procura de soluções para os problemas”, detalhou António Grilo. Marta Quadros Brito, antiga aluna, garante que foi esse espírito empreendedor incutido que a levou a candidatar-se a um lugar na Amazon (hoje é Brand Specialist) mas também a criar o seu próprio projeto, ‘Girls In Tech’ – projeto pedagógico que leva palestras às escolas para explicar o que é trabalhar na área das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Ter um perfil completo – que vai muito além das competências específicas que cada vaga exige – é fundamental numa primeira fase de contratação na NOS, sublinhou Francisca Matos. "A OutSystems continua a beneficiar desta vossa visão e investimento e estou certo que os vossos alunos e alumni também", explica Alexandra Líbano Monteiro.
O Perfil Curricular permitiu aumentar uma taxa de empregabilidade que já era alta. Faltam licenciados para a procura que existe, garante Virgílio da Cruz Machado: “O que assistimos, hoje em dia, é à subida dos índices de empregabilidade. A sensação que temos é que nos vemos aflitos de dar ao mercado aquilo que precisa.”
Na imprensa
"Soft skills" são cada vez mais procuradas no mercado de trabalho (Dinheiro Vivo)
Soft skills são a chave que leva ao sucesso perante os novos desafios do mercado de trabalho (Human Resources)
NOVA FCT realizou o Seminário “10 anos do Perfil Curricular” (Mais Superior)