Notícias

Notícias

FCT NOVA marca presença na Conferência dos Oceanos promovida pelas Nações Unidas

22-06-2022

Entre os dias 27 de junho e 1 de julho, o Parque das Nações em Lisboa acolhe a Conferência dos Oceanos, promovida pelas Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia.

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA marca presença neste megaevento que reúne no nosso país representantes dos 193 Estados membros da ONU, entidades financeiras, organizações não governamentais e sociedade civil, num encontro para discutir e apresentar soluções para salvar os oceanos e o futuro do planeta.

Conheça a nossa agenda:

27 de junho

Oceans Series Masterclass: Fast Fashion To Ocean Action!

Esta masterclass reúne empreendedores globais em estágio inicial de ciência e tecnologia e defensores dos oceanos para estimular a inovação e acelerar soluções sustentáveis.

Falaremos sobre a acidificação dos oceanos e as consequências socioambientais do fast fashion e pensaremos em soluções para incorporar práticas sustentáveis ​​em startups ou ideias para ampliar a ação oceânica.

A masterclass será proferida por Tierney Thys, biólogo marinho americano, explorador da National Geographic, defensor do oceano e cofundador da Around The World in 80 Fabrics, uma organização sem fins lucrativos que aborda a poluição por microplásticos e outras consequências socioambientais da moda rápida e celebra a diversidade de fibras amigas da natureza.

Hora: 13h00 às 16h00

Local: Sala Ágora, Campus de Caparica

Inscrições e informações: https://www.gistnetwork.org/activity/gist-oceans-series-masterclass

 

Ocean Demonstrations

Participação do MARE na iniciativa Ocean Demonstrations, que junta instituições nacionais e internacionais em demonstrações curtas de tecnologia utilizada para estudo e exploração do Oceano, a decorrer durante todo o encontro.

Local: One Sustainable Ocean – Ocean Science & Business2Sea

 

  

Encontro Nacional Escola Azul "A Criar Gerações Boa Onda"

O MARE, na qualidade de membro da Comissão Científica do programa Escola Azul, marcará presença no evento “A Criar Gerações Boa Onda”, que juntará toda a Comunidade Escola Azul no Pavilhão do Conhecimento.

Local: Pavilhão do Conhecimento

 

28 de junho

Antártida, microplásticos e fotografia de conservação: Como os investigadores portugueses estão a liderar a investigação marinha internacional e o envolvimento público na proteção dos oceanos

Numa sessão online de 90 minutos, três investigadores do MARE – José C. Xavier, Paula Sobral e Nuno V. Rodrigues - irão revelar os três desafios societais para promover a conservação do Oceano e potenciais soluções para os mesmos, moderados pelo jornalista do “90 Segundos de Ciência”, Adriano Cerqueira. As inscrições e mais informações estão no Portal do MARE. No ato do registo há a possibilidade de os participantes colocarem previamente questões aos investigadores.

Hora: 13h00 e as 14h30

Local: Online

Inscrições e informações em:https://www.mare-centre.pt/pt/conferencia-dos-oceanos-antartida-microplasticos-fotografia-de-conservacao-mare

 

30 de junho

Apresentação da nova licenciatura “Ocean”

Licenciatura multidisciplinar pioneira, lecionada em inglês, que pretende promover o estudo interdisciplinar do Oceano. A nova licenciatura resulta de uma parceria entre a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, FCSH NOVA, Nova SBE, Nova IMS, NOVA School of Law e a Universidade do Algarve. 

Lia Vasconcelos e José Carlos Ferreira, professores e investigadores do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, são dois dos oradores convidados. Lia Vasconcelos irá intervir no painel  "Blue Governance - Collaborating for a Blue Economy" e José Carlos Ferreira no "Nature-based Solutions for a Coastal Sustainable Climate Change Adaptation".

Hora: 9h00

Local: One Sustainable Ocean Auditorium, Pavilhão de Portugal

Inscrições: https://onesustainableocean.forumoceano.pt/

1 de julho

MarLEM Workshop - Master in Maritime Logistics & Atlantic Knowledge Triangle

Apresentação do projeto MarLEM e dos seus resultados fundamentais: o Mestrado em Logística Marítima, uma oferta educativa conjunta da FCT NOVA e da Escola Naval, e o Triângulo do Conhecimento Atlântico, que reúne entidades da Indústria, Academia e Autoridades para o desenvolvimento de competências na área marítima.

São oradores convidados neste workshop Frederico Ferreira, Fórum Oceano - Portuguese Blue Economy Cluster; Manuel Carrasqueira, Qualiseg – Coordenador do projeto MarLEM; Helena Carvalho, FCT NOVA e Pedro Água, Escola Naval – Coordenadores do Mestrado em Logística Marítima; Miguel Cordeiro – CEO da Media Invest; e Pedro Frazão - Administrador do Grupo Sousa.

Hora: 10h05

Local: Wave Stage

Inscrição e informações: https://onesustainableocean.forumoceano.pt/

 

Outros eventos

Stand MarLEM

O MarLEM (Maritime Logistics Engineering and Management) é um projeto financiado pela Comissão Europeia (Fundo Europeu Marítimo e das Pescas) no âmbito do conceito de Economia Azul, no qual a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e a Escola Naval são os seus parceiros académicos. O seu principal objetivo é colmatar as lacunas entre a oferta de ensino superior na área da logística marítima e as necessidades do mercado de trabalho.

Este espaço será especialmente dedicado ao Mestrado em Logística Marítima, lecionado na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e na Escola Naval. É um curso inovador, de apenas um ano e desenhado para pessoas com mais de 5 anos de experiência profissional, que pretende fornecer aos seus alunos um conjunto fundamental de conhecimentos em Engenharia Industrial, Gestão e Logística Marítimas. O stand estará a funcionar nos dias 30 de junho e 1 de julho.

Inscrições e informaçõeshttps://onesustainableocean.forumoceano.pt/

 

Espaço Expositivo ARNET

O MARE é membro coordenador do Laboratório Associado ARNET, o qual contará com um espaço expositivo sobre o tema “5 dias, 5 desafios para o Oceano”. Em cada dia da conferência, o ARNET dará́ destaque a um dos 5 desafios societais que orientam as linhas temáticas deste laboratório: TL1-Novas Abordagens na Exploração e Monitorização Aquática; Desafio Ambiental | TL2- Sustentabilidade Ambiental sob Mudança Global; Desafio Sanitário | TL3- Avaliação e Gestão de Riscos Ambientais; Desafio Económico | TL4-Soluções baseadas na Biotecnologia e na Natureza para a Economia Azul; Desafio Social | TL5-Governação, Ciência Cidadã e Literacia do Oceano. Em cada dia, o espaço expositivo terá em destaque uma seleção de projetos de investigação nacionais e internacionais desenvolvidos em prol da sustentabilidade do Oceano. Para tal contará com a presença de seis investigadores, dois de cada UID parceira do ARNET: MARE, CIMA e CBMA.

Local: One Sustainable Ocean – Ocean Science & Business2Sea | Espaço Expositivo ARNET

Inscrição e informações em: https://onesustainableocean.forumoceano.pt/

 

Espaço Expositivo Coastnet

O MARE participará no contexto da Infraestrutura de Investigação Coastnet (pertencente ao Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação). O Coastnet contará com um espaço expositivo onde serão abordados temas que incidem primordialmente sobre Observação e mapeamento do Oceano (Ocean observation and mapping).

Local: One Sustainable Ocean – Ocean Science & Business2Sea | Espaço Expositivo Coastnet

Inscrição e informações em: https://onesustainableocean.forumoceano.pt/

 

Of Flags and Nets: Educação para o Desenvolvimento Sustentável como gancho para o desenvolvimento da comunidade local

Evento organizado pela ABAE, com foco no poder de redes a nível local para o fortalecimento da comunidade e para a criação de impacto social e ambiental positivo no contexto costeiro circundante. O MARE participa através do projeto "Nem tudo o que vem à Rede é peixe".

Inscrição e informações em: https://www.fee.global/

 

Blue March

No dia 29 de junho pelas 18h00 começa no Parque das Nações uma marcha que quer reunir em Lisboa ativistas, movimentos e cidadãos de todo o mundo para demonstrar algo muito simples: salvar o oceano é salvar o clima! Mais informações aqui.