FCT NOVA participa em 14 dos 51 consórcios aprovados no âmbito Agendas Mobilizadoras

27-06-2022

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA entrou como parceira em 16 Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial consórcios, das quais 14 receberam recomendação favorável para financiamento no âmbito da Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este concurso visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Perante estes resultados, a Escola demonstra a sua capacidade para ajudar o país e a sociedade a encontrar soluções para a recuperação transformadora da economia, de forma criativa, duradoura, justa, sustentável e inclusiva.

Conheça em maior detalhe as Agendas selecionadas:

NEURASPACE - AI Fights Space Debris: pretende criar uma nova cadeia de valor na economia do espaço, mais concretamente na gestão de tráfego no espaço,

HfPT - Health from Portugal: visa posicionar Portugal como um hub de referência mundial na conceção, desenvolvimento e produção de soluções avançadas dirigidas aos mercados da saúde, assentes na inovação e tecnologia.

BE.Neutral: Agenda de Mobilidade para a neutralidade carbónica nas cidades que tem a ambição de posicionar Portugal como exportador de produtos ciber-físicos de mobilidade carbono zero para cidades de todo o mundo.

Pacto da Bioeconomia Azul: quer renovar as indústrias portuguesas com a integração de soluções de biotecnologia azul nas cadeias de valor, potenciando a utilização sustentável dos biorecursos marinhos e da inovação neutra em carbono.

NGS - New Generation Storage: pretende criar um novo ecossistema tecnológico, na área das baterias, que se irá destacar a indústria nacional no mercado global.

InsectERA: pretende fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, com base em I&D e inovação, com elevado valor acrescentado e incorporação de conhecimento e tecnologia, permitindo responder ao desafio da transição verde em direção à sustentabilidade ambiental, usando os insetos como alternativas tanto na alimentação como na cosmética e até mesmo na biorremediação.

Drivolution: tem como objetivo promover a criação de um modelo de Fábrica do Futuro, assente em ações capazes de dar resposta aos desafios subjacentes à transição energética e à transformação digital no setor automóvel, permitindo criar as bases para um crescimento inteligente, sustentável, inclusivo e resiliente.

PRODUTECH R3: visa capacitar a fileira das tecnologias de produção (FTP) para explorar os significativos investimentos que a indústria vai realizar com a transição verde e digital, reduzindo a dependência tecnológica externa, aumentando o valor acrescentado gerado no país e contribuindo para uma alteração da especialização da economia portuguesa.

M-ECO2: Industrial cluster for advanced biofuel production: tem como objetivo o desenvolvimento de um cluster industrial altamente inovador para a produção de biocombustíveis sustentáveis avançados à base de hidrogénio verde e matérias-primas residuais.

Sustainable Stone by Portugal: pretende a valorização da Pedra Natural para um futuro digital, sustentável e qualificado.

R2UTechnologies - modular systems: visa a alteração profunda do perfil produtivo do setor da construção modular, promovendo a sua evolução de um paradigma produtivo intensivo em mão-de-obra para outro intensivo em conhecimento.

Transform: projeto dedicado à transformação digital do setor florestal para uma economia resiliente e hipocarbónica.

From Fossil to Forest: visa o desenvolvimento de embalagens e produtos à base de celulose para a substituição de plásticos fósseis.

TEC4GREEN: tem como objetivo preparar o setor agroindustrial (alimentar e florestal) para os desafios futuros, tecnológicos e ambientais, minimizando o impacto ambiental (solo, água e atmosférico), e promovendo a sustentabilidade do setor, com foco na circularidade da cadeia de valor.

Na imprensa

FCT NOVA participa em 14 projetos das Agendas Mobilizadoras (Green Savers)

FCT NOVA participa em 14 consórcios das Agendas Mobilizadoras no valor de 20 milhões de euros (Agroportal)

FCT NOVA participa em 14 consórcios das Agendas Mobilizadoras no valor de 20 milhões de euros (Mais Superior)