Mais de 30 projetos da FCT NOVA com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

29-07-2022

O Concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos - 2022, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT.IP.), recomendou para financiamento 38 projetos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Estes projetos irão promover a investigação em áreas tão diversas como Física, Química, Engenharia do Ambiente, Informática, Engenharia e Mecânica Industrial, Ciência dos Materiais, Conservação e Restauro e Ciências da Vida.

O concurso, lançado em março e que agora divulga os resultados, elegeu 630 projetos, representando um investimento de 74,8 milhões de euros. Esta iniciativa apoiou duas tipologias de projetos: Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), com uma duração até 36 meses e financiamento máximo por projeto de 250 mil euros, com uma dotação de 55 milhões de euros; e Projetos de investigação de caráter exploratório (PeX), com uma duração até 18 meses e financiamento máximo por projeto de 50 mil euros, com uma dotação de 20 milhões de euros.

As candidaturas foram avaliadas por 33 painéis de avaliação, em diferentes áreas científicas, tendo participado na avaliação 557 avaliadores afiliados a instituições estrangeiras distribuídos por 35 nacionalidades e dos quais 53% são mulheres. Cada proposta foi avaliada e classificada pelo mérito científico e caráter inovador do projeto, mérito científico da equipa de investigação, exequibilidade do programa de trabalhos e contributo para a acumulação de conhecimentos e competências.

Mais uma vez, a comunidade científica da FCT NOVA dá provas da sua qualidade e excelência, cumprindo uma das missões da Escola na persecução do conhecimento.