FCT NOVA participa em projeto europeu que vai estudar impacto da radiação no ambiente e saúde

25-10-2022

O Centro de Física e Investigação Tecnológica da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA é o único parceiro português do projeto europeu Biosphere, que pretende estudar o impacto da radiação no ambiente e saúde.

Com 22 instituições científicas e um financiamento de 1,85 milhões de euros o consórcio pretende estudar o impacto da radiação cósmica e solar (ultravioleta) no ambiente e na saúde humana e criar uma base de dados que servirá de suporte à investigação de doenças como o cancro.

A participação dos investigadores do CEFITEC vai focar-se no estudo e descrição de processos moleculares que afetam a camada de ozono da atmosfera. Filipe Ferreira da Silva, coordenador da equipa portuguesa, avançou à Lusa que o projeto visa "desenvolver ferramentas, metodologias e infraestruturas de medida necessárias, como sensores de medição e detetores, para avaliar o impacto da radiação cósmica e radiação solar na biosfera terrestre". Além disso, o projeto também irá medir os efeitos da radiação em diferentes tipos de células, como as da pele, permitindo criar uma base de dados com "impacto e relevância" para a investigação de doenças causadas pela radiação, nomeadamente cancro.

Este projeto pretende criar ferramentas que suportem melhores decisões políticas europeias nas áreas do clima e da saúde.

A primeira reunião de trabalho decorre em novembro e o projeto terá a duração de três anos.

Na imprensa

Projeto com participação portuguesa vai estudar impacto da radiação no ambiente e saúde (Sapo)

Projeto europeu vai estudar impacto da radiação no ambiente e saúde (Notícias ao Minuto)