Investigadores da FCT NOVA voltam a estar no top mundial das suas áreas

19-10-2022

Na mais recente atualização do ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, disponibilizada agora pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA volta a estar representada com 32 investigadores mais citados ao longo da carreira e 34 investigadores com mais impacto no último ano.

O estudo, conhecido como “World’s Top 2% Scientists list” e coordenado por John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, identificou os 100 mil investigadores mais influentes de 22 áreas científicas e 176 disciplinas, de mais de 169 países, cujos trabalhos aceleraram o progresso e a produtividade nas suas áreas.

Da nossa Escola figuram João Aires-de-Sousa (Química), Pedro V. Baptista (Ciências da Vida), Pedro Barquinha (Ciência dos Materiais), Hugo C. Biscaia (Engenharia Mecânica e Industrial), Luís Caires (Informática), Luis M. Camarinha-Matos (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), José L. Capelo (Química), Sónia A. C. Carabineiro (Química), Helena Carvalho (Engenharia Mecânica e Industrial), João G. Crespo (Química), Virgílio Cruz-Machado (Engenharia Mecânica e Industrial), Rui Dinis (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), João C. Diniz da Costa (Química), Ana Rita C. Duarte (Química), Carla Sofia e Sá Farinha (Ambiente), Alexandra R. Fernandes (Ciências da Vida), Ana L. Fernando (Química), Elvira Fortunato (Ciência dos Materiais), Filomena Freitas (Química), Radu Godina (Engenharia Mecânica e Industrial), Luis Gomes (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Rodrigo Gonçalves (Engenharia Civil), Fernando C. Lidon (Ciências da Terra), João Martins (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Rodrigo Martins (Ciência dos Materiais), Douglas W. McKee (Química), Rosa M. Miranda (Engenharia Mecânica e Industrial), José P. B. Mota (Química), João P. Oliveira (Ciência dos Materiais), Rui Oliveira (Química), Manuel Ortigueira (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Alexandre Paiva (Química), Florbela Pereira (Química), Luís Moniz Pereira (Informática, Fernando Pina (Química), Tomás B. Ramos (Ambiente), M. Raydan (Matemática), Luís Paulo N. Rebelo (Química), Maria A. M. Reis (Química), Rita A. Ribeiro (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Catarina Roma-Rodrigues (Ciências da Vida), José Paulo Sampaio (Ciências da Vida), Telmo G. Santos (Engenharia Mecânica e Industrial), Manuel A. G. Silva (Engenharia Civil), Rui Vasco Silva (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Svetlozar Velizarov (Química) e Ricardo Vigário (Física).

A FCT NOVA orgulha-se de contar com tantos representantes nesta lista, marca da sua posição enquanto research oriented school.