Notícias

Notícias

Workshop quer encontrar soluções para aumentar o reconhecimento da Comunicação de Ciência na carreira científica

11-11-2022

No passado dia 10 de novembro, investigadores, docentes e especialistas em comunicação reuniram-se na Sala Ágora, no Campus de Caparica, para encontrar soluções para aumentar o reconhecimento da Comunicação de Ciência na carreira científica.

O encontro, promovido no âmbito do projeto europeu NEWSERA, coordenado em Portugal pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pretendeu responder a uma das principais barreiras para a qual a Comissão Europeia procura encontrar soluções: a falta de reconhecimento desta atividade em termos de carreira científica. Cada vez mais é pedido aos investigadores que comuniquem a sua investigação fora da academia o que implica um esforço adicional para o qual normalmente não existe tempo, financiamento ou motivação.

Num almoço informal que contou com 20 participantes, incluindo representantes da direção da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, presidentes de departamento, representantes de unidades de investigação, profissionais na área da comunicação e gestão de ciência e investigadores, foram debatidas possíveis soluções e ações para ultrapassar esta barreira. Essas soluções e ações foram pensadas a nível institucional, nacional e europeu, e constituem contributos de enorme significado, que ajudarão a informar orgãos de decisão, a vários níveis, e a desenhar estratégias nacionais e europeias que promovam um maior reconhecimento da comunicação de ciência na carreira científica.

O workshop foi desenvolvido em parceria com o projeto europeu ENJOI - Engagement and Journalism Innovation for Outstanding Open Science Communication.