Inaugurado Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras com Coordenação Científica e Técnica da NOVA FCT

03-02-2023

O Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras foi inaugurado em Porto Novo, Torres Vedras, no dia 1 de fevereiro, e conta com a dinamização científica da NOVA FCT. O Centro pretende ser um polo de literacia oceânica e costeira que promova e potencie a transferência do conhecimento científico e o envolvimento ativo e a capacitação das comunidades locais.

O protocolo para dinamização científica do referido centro foi assinado pelo Diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, e a Presidente da Câmara Municipalde Torres Vedras, Laura Rodrigues, durante a inauguração, numa sessão que contou também com a presença do senhor secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O Diretor da NOVA FCT realçou que “trazer os investigadores para junto do sítio da matéria que investigam é benéfico para a sociedade e é igualmente benéfico para a academia, para a produção de conhecimento que se faz na universidade”.

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente será o centro de investigação de suporte, através da Unidade Regional da Universidade NOVA
de Lisboa e o laboratório Associado ARNET – Aquatic Research Network, e a coordenação científica estará a cargo de José Carlos Ferreira, Professor do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente.

“Nós queremos que com este Centro e com a descentralização da universidade para um território local, permita ajudar a encontrar soluções para as imensas problemáticas que existem na zona costeira e, ao mesmo tempo ajudar a potenciar a exploração dos recursos que temos ao nosso serviço,
nomeadamente dos serviços de ecossistemas marinhos e costeiros que temos à nossa disposição. Devemos explorar de forma responsável estes recursos, que devem ser um ativo de desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras, nomeadamente aqui da região Oeste e também de Torres Vedras”, disse José Carlos Ferreira.

Este centro resulta de uma candidatura ao Mar 2020 e tem como objetivo a divulgação e difusão do conhecimento e da investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras com múltiplas dimensões de atuação e intervenção de cariz formativo, científico e sociocultural.

As atividades já acordadas para o Centro incluem a realização de uma escola internacional de verão com o apoio da EUCC – The Coastal Union; a
preparação de um curso de pós-graduação executiva com o foco numa economia circular azul e no empreendedorismo de base local; ciclos de
workshops; seminários e cursos de curta duração; a definição e construção e um “Observatório do Mar e Zona Costeira”; a promoção de dois laboratórios vivos, um dedicado à sustentabilidade e resiliência das comunidades costeiras e o segundo que irá avaliar soluções com base na natureza para adaptação às alterações climática; e ainda a elaboração de uma estratégia para candidaturas de projetos de investigação-ação de âmbito local a fundos europeus e nacionais.

Pretende-se assim promover uma “Coastal Community Living Lab” transformando a comunidade local e o território costeiro num laboratório de
transferência de conhecimento, de discussão e construção de conhecimento partilhado entre a comunidade, os decisores e os cientistas. Para tal utilizar-se-ão técnicas de design thinking e envolvimento ativo das comunidades e processos de colaboração e empowerment, reflexão crítica e capacitação e aprendizagens coletivas.

O Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, complementa um outro equipamento, o Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, que contou igualmente com o apoio e suporte científico da NOVA FCT e do MARE/ARNET.

Na imprensa