Bolsa de prestígio concedida a equipa de investigação que estuda microrganismos eletroativos produtores de filamentos condutores de corrente elétrica

20-04-2023

Na foto: pormenor da Imagem da bactéria do género Geobacter (verde) e dos seus filamentos condutores (cinzento) formados por polímeros de citocromos, com vários grupos hemo (amarelo), que criam um caminho contínuo para o transporte de eletrões (azul).

O aumento crescente da temperatura e o seu impacto no nosso planeta deve-se em parte à produção microbiana de metano atmosférico. Este gás é 30 vezes mais potente na retenção de calor comparativamente ao dióxido de carbono. Surpreendentemente, existem outros microorganismos que combatem o aumento global da temperatura, consumindo até 80% do metano libertado dos sedimentos oceânicos. O que permite então que alguns microrganismos produzam metano e outros o consumam?

Para resolver este quebra-cabeças, uma equipa internacional de investigadores, constituída por Carlos Salgueiro, professor do Departamento de Química da FCT NOVA e líder do Laboratório de Bioquímica e Bioenergética de Proteínas Hémicas da UCIBIO, Nikhil Malvankar (Yale University, EUA), Lisa Craig (Simon Fraser University, Canadá) e Olivera Francetic (Institut Pasteur, França) foi distinguida com um dos 25 Projetos do "Human Frontier Science Program" no valor de US $1.500.000.

A equipa estudará filamentos condutores de corrente elétrica produzidos por bactérias eletroativas do género Geobacter, que se assemelha a microrganismos consumidores de metano. Estes filamentos permitem que as bactérias troquem eletrões com outros microrganismos, e a direção da corrente determina se o metano é produzido ou consumido.

Os filamentos foram descritos pela primeira vez há mais de duas décadas sendo considerados até muito recentemente pili do tipo IV. No entanto, o laboratório de Nikhil Malvankar revelou recentemente que os filamentos condutores de Geobacter são, na verdade, polímeros de citocromos, que contêm grupos hemo que se alinham para criar um caminho contínuo ao longo do qual os eletrões são transportados.

O conhecimento e a experiência complementar da equipa em filamentos condutores (Prof. Malvankar), proteínas hémicas (Prof. Salgueiro), pili do tipo IV (Prof. Craig) e sistemas de secreção (Prof. Francetic) contribuirão para a elucidação dos processos envolvidos na produção e funcionamento destes filamentos bacterianos.