Notícias

Notícias

Papel de Portugal na Engenharia Aeroespacial debatido na FCT NOVA

03-04-2023

No passado dia 30 de março, o auditório da UNINOVA foi pequeno para a sessão de apresentação do novo Mestrado em Engenharia Aeroespacial da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

O evento reuniu especialistas e representantes das empresas líderes na área em debate sobre o papel de Portugal na Engenharia Aeroespacial. Na mesa de redonda sentaram-se profissionais da Tap, da Tekever, da GMV, da Omnidea e da AED Cluster (cluster de empresas do sector aeroespacial), que foram unânimes em concordar que o país precisa de mais especialistas nestas áreas para se tornar competitivo. Durante o debate ficou patente, além da necessidade de profissionais especializados neste sector, a dificuldade da sua retenção em território nacional devido ao aliciamento para o mercado de trabalho europeu. Os intervenientes também concluíram que há necessidade de uma convergência da estratégia europeia para evitar o desperdício de recursos financeiros.

“Agora, existe um programa para os alunos licenciados em engenharia que procurem uma carreira na indústria aeroespacial ou em órgãos governamentais” afirmou João Martins, coordenador do Mestrado na FCT NOVA.

A sessão ainda divulgou o programa do novo Mestrado está dividido em duas áreas científicas de especialização: Sistemas de Aviónica e Mecânica Aeroespacial. O programa interdisciplinar foca-se em veículos espaciais e aeronaves, de pequena e média dimensão, com ênfase no controlo, guiamento e navegação; eletrónica e telecomunicações; produção e manutenção de estruturas, aerodinâmica e propulsão.

No final deste Mestrado, pretende-se que os alunos demonstrem pensamento crítico sobre o papel da Engenharia Aeroespacial num futuro mais sustentável e inteligente, e que consigam contribuir para alargar as possibilidades de exploração espacial.

Na plateia também estiveram representadas as empresas Embraer, Edisoft, DEIMOS, Spin.Works, BeyondVision, Academia da Força Aérea e Campo de Tiro de Alcochete.

 

José Júlio Alferes, Diretor da FCT NOVA

João Martins, coordenador do Mestrado em Engenharia Aeroespacial

Moscatel de Honra

A mesa redonda debateu o papel de Portugal na Engenharia Aeroespacial