Projeto conjunto da FCT NOVA distinguido na 1.ª edição dos Prémios ADN

24-04-2023

“FIT4FUNDING”, um projeto conjunto entre a FCT NOVA, a NOVA IMS, a NOVA FCSH e a NMS, foi um dos três projetos vencedores da primeira edição do “Prémio Agir Diferente na NOVA (ADN)”, criado para identificar, incentivar, divulgar e alavancar a partilha de boas práticas inovadoras de gestão existentes na Universidade NOVA de Lisboa.

O projeto “FIT4FUNDING”, criado entre os gabinetes de apoio à investigação existentes na NOVA, caracteriza-se pelo desenvolvimento de um programa de formação comum destinado a investigadores das diferentes Unidades Orgânicas que planeiam submeter candidaturas a fundos europeus. O programa de formação, para além de incentivar a candidaturas a projetos europeus, visou igualmente potenciar colaborações e sinergias entre as diferentes áreas do conhecimento da NOVA.

“O principal objetivo é ajudar o investigador a identificar e garantir o financiamento relevante para a sua investigação, através de uma abordagem de formação prática alicerçada na estreita colaboração entre o apoio à investigação dos gabinetes dedicados das quatro Unidades Orgânicas. As sessões de formação ajudam a compreender melhor o novo programa Horizonte Europa, as regras de participação e quais são as expectativas da Comissão Europeia para os próximos anos”, explica Juliana Monteiro, responsável pelo projeto.

A FCT NOVA foi a terceira Unidade Orgânica com mais candidaturas submetidas, com oito projetos a concurso. Ao todo foram enviadas 46 candidaturas.

Além do projeto “FIT4FUNDING”, que venceu o Prémio KPMG, na gala dos Prémios ADN, que se realizou no dia 21 de abril, foram ainda anunciados os outros dois projetos vencedores. “A Implementação de Modelo de Escola Aberta na Universidade”, um projeto conjunto entre a ENSP e a NOVA IMS, que recebeu o Prémio Quidgest. E o “NOVA Impact - Promoção do Empreendedorismo”, um projeto apresentado pela Reitoria, que recebeu o Prémio Digitalis.

Uma menção honrosa foi ainda atribuída ao projeto “A Vida da NOVA na Wiki”, apresentado pela Reitoria.

A cerimónia coincidiu com o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebrado por todos os que estiveram presentes nas instalações da Nova SBE em Carcavelos, cerca de duas centenas de membros da comunidade NOVA, entre candidatos ao prémio, equipa reitoral e outros convidados.

O Júri do Prémio ADN foi presidido pelo Vice-Reitor, Pedro Saraiva, sendo composto pela Presidente do INA, pelo Administrador da Universidade de Aveiro e por representantes de duas empresas privadas. Este Prémio contou com ainda com o patrocínio da DIGITALIS, KPMG e QUIDGEST.