Notícias

Notícias

Projeto da FCT NOVA lança e-book sobre lixo marinho no dia mundial do ambiente

02-06-2023

No próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a FCT NOVA, através do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA), e do MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, lançam a publicação digital  “Green Book CAPonLITTER - Capitalising good coastal practices and improving policies to prevent marine litter” (Capitalizar boas práticas costeiras e melhorar as políticas de prevenção do lixo marinho).

Este livro é um produto do projeto europeu CAPonLITTER, coordenado pela FCT NOVA, que apresenta os principais resultados do projeto, salientando o impacto negativo na economia e no ambiente do lixo marinho e destacando as boas práticas identificadas pelos diversos parceiros dos sete países envolvidos como mais relevantes e ilustrativas do projeto e da troca de experiências por ele desenvolvidas.

Esta parceria, liderada pela FCT NOVA / MARE, ainda produziu um Policy Brief com recomendações dos atores locais e dos parceiros dos países envolvidos no sentido de aumentar a eficácia nas comunidades locais dos instrumentos legislativos e financeiros. Com o foco em três componentes principais: Comunidades, Eventos e Praias Zero Resíduos, as recomendações resultaram das questões colocada e trabalhadas com os atores locais.

Para além do Green Book, e com base na partilha intensa de experiências e boas práticas que resultou do projeto, cada país desenvolveu um plano de ação que foi aprovado pelas entidades competentes. O plano de ação português, financiado pelo Fundo Ambiental, definiu quatro prioridades: reduzir o lixo marinho com origem nas atividades recreativas junto à zona costeira e no mar com envolvimento direto dos cidadãos; melhoria das infraestruturas/equipamentos de recolha de resíduos; promover a Educação e a Literacia para a sustentabilidade e reduzir o lixo marinho com origem na Pesca.

O consórcio CAPonLITTER inclui parceiros de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Croácia, Bulgária, Grécia e Holanda. O projeto é coordenado pela FCT NOVA e, em Portugal, conta com a Agência Portuguesa do Ambiente como parceira.

O lançamento do livro terá lugar no Preguiçódromo da Biblioteca da FCT NOVA, às 10h00,  e conta com as presenças de José Júlio Alferes, Diretor da FCT NOVA, José Carlos Ferreira e Lia Vasconcelos, coordenadores do projeto europeu CAPonLITTER, Joana Antunes e Paula Sobral, da APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho, Graça Martinho, Presidente do DCEA e representante do MARE, e Gracinda Marote, da Agência Portuguesa do Ambiente.