Mais de uma centena de alunos pré-universitários participou nas Atividades de verão da NOVA FCT

26-07-2023

atividades de verao 2023

A NOVA FCT acolheu, em julho de 2023, mais de uma centena de alunos do ensino secundário que vieram ao Campus de Caparica participar nas diversas atividades de verão organizadas pelos Departamentos, Centros de Investigação e Núcleos de Estudantes.

Foram mais de 40 propostas que proporcionaram a oportunidade aos estudantes pré-universitários de contactar de perto com a realidade académica e a investigação desenvolvida em laboratório. O convívio e a partilha de experiências com alunos de mestrado e doutoramento é um contributo para que os estudantes aprendam mais sobre os cursos e as suas possibilidades de escolha no acesso ao Ensino Superior.

Este ano, a NOVA FCT voltou a ser parceira do programa "Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica nas Férias (OCJF) 2023", tendo dinamizado mais de 30 estágios nas áreas de Ciências e Engenharia.

Nestes estágios, os participantes foram desafiados a realizar experiências laboratoriais e a utilizar tecnologias investigação e produção como a impressão 3D de materiais, a criar cerâmicas ecológicas e sustentáveis ou a programar jogos ou programas para controlar pequenos robots. Temas como a produção de energia, a conservação de alimentos, os bioplásticos ou a sustentabilidade ambiental estiveram em debate nas atividades de verão.

Os estudantes puderam também inscrever-se nas edições de 2023 das Escolas de Verão da NOVA FCT e explorar temas como a mecânica quântica, nanoestruturas para aplicações biomédicas, microbiologia, bioquímica e matemática. Os programas contemplaram também atividades desportivas e lúdicas, reforçando a importância do trabalho em equipa e entreajuda.

Departamento de Informática
Departamento de Química