Inovação, Liberdade e Transferência de Conhecimento marcam os 46 anos da NOVA FCT

16-11-2023

No passado dia 15 de novembro, o Grande Auditório encheu-se para a Celebração do 46.º aniversário da NOVA FCT, numa grande festa que homenageou e reconheceu o esforço de todos na construção de uma Escola de sucesso nas áreas de Ciências e Engenharia.

Partindo de algumas efemérides que marcaram o ano em que a NOVA FCT nasceu, o Novo Núcleo de Teatro, apresentou-se em palco com uma atuação dinâmica, intitulada "1977 - Uma parábola”. A sessão prosseguiu com intervenções que foram dando conta do orgulho que representa integrar esta comunidade académica.

“Os estudantes são a principal razão das universidades. Aqui fazemos ciência, investigação e transferência de conhecimento para a sociedade. O maior contributo que damos à sociedade é, precisamente, formar estudantes que irão contribuir para criar um futuro melhor”, disse José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT, durante a sua intervenção, abrindo caminho para a entrega de prémios académicos e bolsas de mérito aos estudantes que se destacaram no ano letivo 2021/22.

João Sáàgua, Reitor da NOVA, reforçou o papel da NOVA FCT na formação de profissionais com competências direcionadas aos desafios que se colocam à sociedade contemporânea. “Nesta jovem Faculdade, formam-se os cientistas e engenheiros para as profissões de futuro, desenvolvem-se as tecnologias que o futuro precisa. Sem uma NOVA FCT comprometida e empenhada, o projeto da NOVA nunca vingaria”, diz.

A necessária evolução do conhecimento e prática académica num contexto de total abertura de pensamento, marcou a intervenção de Carla Quintão, Subdiretora do Conselho Pedagógico, lembrando que “a prática da boa investigação científica é a prova da maior liberdade de pensamento”. “Liberdade e formação: dois pilares importantes da nossa faculdade uma vez que só podemos alcançar um através do outro”, acrescentou.

Em representação de todos os estudantes, o vice-presidente da Associação, Miguel Marques, enalteceu o ensino da NOVA FCT. “Somos mais de 8000, somos líderes, empreendedores, inventores e criadores, e na NOVA FCT aprendemos a desenvolver o que de melhor há em nós”, afirmou.

A comunidade NOVA FCT teve ainda a oportunidade de ouvir Marta Araújo, diretora-geral da Saint-Gobain Sekurit Service & Glassdrive Portugal, numa reflexão sobre a sua própria trajetória académica e profissional, destacando a importância do investimento na formação contínua e no desenvolvimento de fortes relações interpessoais.

O programa incluiu, ainda, a homenagem dos 30 anos de serviço, a abertura da exposição "Utopias de um futuro próximo: Lisboa e Almada no ano de 2100", com a curadoria de Maria Paula Diogo (docente do DCSA) e a vibrante atuação da TunaMaria e da anTUNiA.

João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

Marta Araújo, oradora convidada

Atuação da Orquestra de Câmara do Conservatório de Artes Performativas de Almada

Momento de homenagem à Professora Decana, Elvira Coimbra