Primeiro seminário dedicado à Impressão 3D na Saúde acontece a 29 de novembro

27-11-2023

A Biblioteca da NOVA FCT, com o apoio da Embaixada dos EUA em Lisboa (American Corner NOVA FCT), está a promover uma série de palestras que pretendem refletir e chamar a atenção sobre a importância e o impacto da impressão 3D na saúde e na vida quotidiana das pessoas.

A primeira sessão, que conta com as intervenções de Jon Schull, co-fundador da e-NABLE, e de Cláudia Quaresma, coordenadora do 3D Printing Center for Health, irá decorrer já no próximo dia 29 de novembro, às 14h30, no Auditório da Biblioteca.

Jon Schull, empreendedor social e empresarial, inventor, investigador de interação humano-computador e organizador de comunidades digitais fará a apresentação da e-NABLE. Esta rede global de voluntários, que o empreendedor co-fundou, utiliza tecnologias 3D para fabricar próteses, gratuitas e de código aberto, para crianças e populações carenciadas. Existem mais de 140 capítulos da e-NABLE, espalhados por quase 50 países em todo o mundo.

Cláudia Quaresma, professora do Departamento de Física da NOVA FCT, é a coordenadora do 3D Printing Center for Health. A missão deste centro é a de promover, coordenar e desenvolver atividades de desenvolvimento tecnológico na área da saúde e independência funcional com recurso à impressão 3D e com impacto social. O centro colabora com diversas instituições da área da saúde, nomeadamente, na adaptação e desenvolvimento de próteses, dispositivos de apoio e outros dispositivos para a saúde com o recurso a técnicas de impressão 3D e integra a rede e-NABLE.

Mais informações em https://bibliotecaunl.blogspot.com/2023/10/palestra-american-corner-talks-e-nable.html