Sessão de apresentação da nova Licenciatura Ocean Studies | 16 de novembro

10-11-2023

No dia 16 de novembro, às 09h30, na Reitoria da NOVA, decorrerá a apresentação da Licenciatura Ocean Studies, cujo arranque está já marcado para o próximo ano letivo de 2024.

Este novo curso interdisciplinar e inovador é o fruto do trabalho conjunto de cinco Faculdades da Universidade NOVA de Lisboa – a NOVA School of Law, Nova SBE, NOVA FCT, NOVA FCSH e NOVA IMS – e ainda da Universidade do Algarve e da Universidade de Évora.

A sustentabilidade é o pano de fundo comum deste curso, que tem como base cinco pilares que se cruzam em diversas áreas: Direito; Economia e Gestão; Biologia, Engenharia e Tecnologia; História, Geopolítica e Cultura; Sistemas de Informação e Dados. A interseção entre estas áreas proporcionará um ambiente fértil para identificar e criar oportunidades, através de uma abordagem ampla e holística do Oceano. O curso visa fomentar esta ligação, oferecendo uma compreensão global das oportunidades e ameaças que o mar enfrenta, contribuindo para a formação de  líderes capazes de desenvolver políticas públicas na área do mar e uma verdadeira economia azul, economia sustentável do oceano, em linha com os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Na sessão de apresentação deste curso, que assinala também os 50 anos da NOVA e o Dia Nacional do Mar, estarão ainda presentes as entidades parceiras: Fórum Oceano, Fundação Oceano Azul e IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Programa completo, aqui.

Plano curricular da Licenciatura, aqui.

Na imprensa

IPMA reforça rede de colaboração científica nacional, internacional e dos meios operacionais, Portugal.Gov.Pt