Notícias

Notícias

Cápsula do tempo preserva memórias da NOVA FCT para o ano 2073

21-12-2023

A finissage da exposição "Utopias de um futuro próximo: Lisboa e Almada no ano 2100", decorreu no passado dia 14 de dezembro, numa cerimónia intimista, no Preguiçódromo da Biblioteca. Foi, durante esta cerimónia, selada uma "cápsula do tempo" dirigida a quem, dentro de 50 anos, vier a exercer a função de direção desta Escola. Na "cápsula do tempo" encontra-se um catálogo da exposição e uma missiva do Diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes.  

Após uma breve contextualização da iniciativa, pela curadora da exposição, Maria Paula Diogo, docente do DCSA, foi a vez do Diretor da Escola responder à curiosidade dos participantes relativamente ao conteúdo da comunicação. Com alguma ironia, começou por salientar que resistiu à tentação de escrever esta carta sem recurso à IA, algo que "para si, que nos lê em 2073, pode parecer estranho".  

José Alferes, salientou ainda que "estando a Escola a ser repensada no sentido de continuar o caminho da excelência do ensino e da investigação, seria interessante perceber como as nossas visões de materializaram, na altura em que o meu ou a minha sucessora tiver a oportunidade de ler esta carta". Quanto à leitura da sociedade atual, destacou os conflitos que se espalham em vários locais do globo e o papel que as Instituições de Ensino desempenham na promoção de valores universais, enfatizando que "vivemos um tempo de guerra na Europa, marcado por tendências excludentes e um possível retrocesso civilizacional. Na verdade, só com conhecimento se pode combater estes recuos e acredito que as Universidades são e serão sempre um farol, verdadeiros espaços de inclusão, diversidade e promoção de conhecimento." 

Com esta iniciativa, pretende-se que a pessoa que vier a assumir o cargo de Diretor/a da Faculdade, no ano 2073, possa comparar as visões da atualidade com a realidade desse tempo futuro. Como tal, o Diretor desafiou o seu ou a sua futuro/a sucessor/a a promover uma exposição e uma nova “cápsula do tempo” para “dar continuidade à passagem de testemunho para o futuro. Desta forma, será possível interligar os vários passados, presentes e futuros da NOVA FCT", concluiu o responsável da NOVA FCT. 

A exposição esteve integrada nas comemorações dos 50 anos da Universidade NOVA de Lisboa.  

Maria Paula Diogo e o Diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, lacram a "cápsula do tempo" para ser aberta em 2073.

Leia aqui a Missiva ao/à Diretor/a da Nova FCT em 2073.