Notícias

Notícias

NOVA FCT participa na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050

09-01-2024

No passado dia 8 de janeiro, foi publicada em Diário da República, a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética. A proposta do governo inclui referências a trabalho direto de investigadores da NOVA FCT.

No documento, que assume o compromisso de erradicar a pobreza energética até 2050, lê-se que a nível europeu, este combate está identificado como uma prioridade política, pelo que a União Europeia tem vindo a dinamizar iniciativas tais como o Energy Poverty Advisory Hub4 (EPAH), que conta com a coordenação de João Pedro Gouveia (CENSE, DCEA). Estima-se que em Portugal se encontrem em situação de pobreza energética entre 1,8 e 3 milhões de pessoas, das quais cerca de 609 mil-660 mil encontram-se na categoria de pobreza energética severa.

O documento também refere a importância do Índice de Vulnerabilidade à Pobreza Energética, desenvolvido pelo CENSE, desde 2017, com atualizações anuais, que tem sido o mecanismo para avaliar e mapear a vulnerabilidade da população portuguesa à escala de freguesia e município.

Na imprensa

Portugal é dos países onde mais se sente frio dentro de casa, RTP

Portugal quer acabar com pobreza energética até 2050. Estratégia já está, falta o plano de acção, Público

“Os portugueses têm grande capacidade adaptativa: vestimos duas camisolas, casaco, gorro e luvas antes de ligar o aquecimento em casa”, Expresso

O frio que mata (sobretudo) os idosos, Expresso