Sociedade Portuguesa de Química distingue estudante da NOVA FCT Catarina Maria

29-01-2024

A Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) divulgou recentemente os resultados dos prémios que visam distinguir os melhores jovens investigadores, as melhores teses de doutoramento e de mestrado em química orgânica e em química medicinal e biológica.

Catarina Maria, Mestre em Química Bioorgânica pela NOVA FCT, está entre os premiados, tendo sido uma das vencedoras do Prémio "Melhor Tese em Química Medicinal".

A tese que garantiu a distinção, intitulada "Exploração de abordagens sintéticas de nucleósidos de purina como potenciais quelantes de cobre e inibidores da colinesterase", foi dedicada à síntese de novos nucleósidos com vista a contribuir para a investigação de tratamentos inovadores para a doença de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas e que carece de um tratamento eficaz.

“Recebi com gratidão esta distinção e reforçou o meu interesse na área de Química dos Glúcidos e a Química Medicinal, áreas que acredito poderão desempenhar um papel crucial na nossa sociedade”, explica a aluna.

Atualmente, Catarina Maria é estudante de doutoramento, com uma bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e a sua investigação centra-se na síntese e aplicação de novos medicamentos e pró-fármacos antibacterianos.