Estudantes da NOVA FCT vencem Tapojärvi Innovation Challenge for Students

07-02-2024

Simon Coen, Juliette Oyharcabal e Gabriel Ávila, estudantes do Mestrado em  Materiais Avançados e Reciclagem Inovadora da NOVA FCT, foram os vencedores do Tapojärvi Innovation Challenge for Students.

Os três estudantes apresentaram um projeto inovador para utilização de uma mistura de cinzas industriais e aparas de madeira para purificação do ar e da água. A equipa destacou-se entre as 29 em competição, formadas por 71 estudantes de 43 nacionalidades diferentes, pertencentes a 22 universidades de 14 países.

O evento demonstrou um nível excecional de dedicação e paixão por parte da próxima geração de inovadores. O foco principal desta competição foi transformar resíduos em recursos valiosos e promover soluções de economia circular.

Esta competição foi possível através da iniciativa Open Innovation Challenges do EIT RawMaterials, que liga estudantes, empresas e startups em toda a Europa. Serve como uma plataforma para desencadear novas ideias e inovação, conduzindo a indústria de matérias- primas para um futuro mais verde e circular.

A edição de 2023 da competição, co-organizada pela empresa Tapojarvi e pelo EIT Raw Materials, decorreu em Tornio, Finlândia, no final do ano.