NOVA FCT acolhe o Global Women's Breakfast no dia 27 de Fevereiro

16-02-2024

No próximo dia 27 de Fevereiro, pelas 10h00, a NOVA FCT, através do Departamento de Química, volta a organizar o Global Women's Breakfast (#GWB2024).

Este ano, o encontro é dedicado ao tema "Catalyzing Diversity in Science" e, à semelhança das edições anteriores, visa estabelecer uma rede ativa de pessoas de todos os géneros para superar as barreiras à igualdade de género na ciência.

A Escola desenvolveu uma imagem própria que visa refletir a abrangência da palavra "diversidade", como explica Isabel Esteves, Professora no Departamento de Química da NOVA FCT e a artista que assina o trabalho.

"A figura de base criada sobre um fundo de aguarela foi inspirada num modelo vivo de características particulares e do seu reflexo multiplicado depois em vários "eus" que definem a diversidade na ciência e na sociedade contemporânea: brinco feminino versus barba e bigode masculinos, sexo biológico masculino versus sexo designado e identidade de género. O que nos define, nos une e nos distingue na Ciência? O conhecimento!", refere a autora.

O evento GWB2024 na NOVA FCT será celebrado presencialmente na Sala Ágora e online com colegas de outras universidades, sociedades científicas, escolas básicas e secundárias, para uma viagem de uma hora pelas suas atividades e projetos de investigação. Durante o evento será servido um pequeno-almoço simples (café e bolo).

A iniciativa é organizada internacionalmente pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) em conjunto com o Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência da ONU.

Inscrições aqui.