Notícias

Notícias

Ocean Community Challenge - um desafio para estudantes com ideias criativas para a Economia azul

22-02-2024

A Ocean Community (OC) é uma comunidade e uma plataforma global, que vem desafiar os estudantes da NOVA FCT a apresentar a concurso projetos inovadores no âmbito da sustentabilidade oceânica, até ao dia 5 de abril de 2024, que terá continuidade num programa mais alargado constituído por masterclasses, sessões de formação e coaching com especialistas líderes mundiais.

O OCEAN COMMUNITY CHALLENGEE (OCC), assim se designa o programa, convida os estudantes com ideias disruptivas e em fase inicial, a participarem num programa estruturado que prevê quatro semanas de pré-aceleração e, após a seleção, mais quatro meses de mentoria. Com base na viabilidade da solução e na maturidade do modelo de negócio, serão também dinamizadas conversas com investidores e potenciais parceiros.

No âmbito da inovação azul, estão contempladas dez categorias a concurso: Tecnologia BlueBio; Energias renováveis marinhas; Gestão da água; Portos e navegação; Construção naval e reequipamento; Pesca; Aquacultura; Proteção e regeneração ambiental; Tecnologia azul e observação dos oceanos e Turismo costeiro e marítimo.

No website desta associação ambiental portuguesa sem fins lucrativos, são disponibilizadas todas as informações necessárias à apresentação de candidatura. Este é o próximo passo perfeito para as equipas da NOVA FCT com temas azuis que participaram no programa de Empreendedorismo.

A OC também está à procura de Embaixadores dos Oceanos. Este programa é uma oportunidade para os estudantes atuarem como ponto de ligação entre a Ocean Community e a Universidade. O objetivo é constituir uma voz que irá ajudar a aumentar a consciência sobre os assuntos ligados aos oceanos. Saiba mais sobre este programa aqui.

A todos quantos desejam envolver-se na temática da sustentabilidade oceânica, a OC tem uma equipa experiente e multidisciplinar que acumula uma vasta experiência numa diversidade de indústrias e geografias, trabalhando com inovação, desenvolvimento de negócios, digitalização, transformação de negócios, operações, internacionalização, gestão de programas, investimentos e empreendimentos start-up.

A OC integra a World Coalition of Entrepreneur Supporting Organisations, ESO's, 1000OceanStartUps, organizações que se dedicam à Economia Azul, sendo também um parceiro líder da InnofuseBlue Lda, um Centro de Inovação e Incubadora a ser lançado em Portugal com foco em empreendimentos inovadores e scale-ups na Economia Azul. A sua fundadora, Susanne Wedin-Schildt, é uma das mentoras do Programa de Empreendedorismo da NOVA FCT deste ano.