Investigadores da NOVA FCT distinguidos com Best Euro Journal on Computational Optimization Paper 2023

14-03-2024

Tiago Dias, aluno de Doutoramento em Matemática na NOVA FCT, e Paula Amaral, orientadora, foram distinguidos com o Prémio Marguerite Frank Award, na categoria de Best Euro Journal on Computational Optimization Paper 2023, com o paper “A classification method based on a cloud of spheres“. Paula Amaral é Professora do Departamento de Matemática da NOVA FCT e investigadora do NOVA MATH.

Neste artigo, agora premiado, é proposto um método novo de classificação supervisionada baseado numa nuvem de esferas. Este processo permite a identificação de estruturas não lineares e não convexas dos dados. O processo de classificação e o método desenvolvido é adequado para detecção de anomalias e visa oferecer uma alternativa aos métodos do tipo "Black-box". Este artigo também apresenta uma visão crítica sobre algumas implicações sociais de métodos de Aprendizagem Automática pouco transparentes, tendo sido esta questão, da transparência, uma das motivações para o desenvolvimento desta nova proposta.

"Foi com imensa satisfação que recebemos a notícia da atribuição deste prestigiado prémio, que tem um particular significado dado o papel inspirador da Prof.ª Marguerite Frank como matemática e como mulher. Para ambos, este reconhecimento é inegavelmente uma fonte de grande incentivo e motivação para continuar o nosso trabalho com renovado vigor, procurando contribuir para o avanço da ciência a serviço dos valores que devem nortear a humanidade", afirmaram os investigadores.

O EURO Journal on Computational Optimization é uma das publicações da Association of European Operational Research Societies, onde são dados a conhecer artigos de investigação e tutoriais que exploram as muitas áreas em que a Optimização e a Ciência da Computação estão intimamente ligadas entre si. O elemento comum em todas as contribuições escolhidas para publicação na revista é a inovação em áreas onde são utilizados métodos computacionais para a resolução de problemas de otimização complexos.

O nome do prémio é uma homenagem a Marguerite Straus Frank cujas descobertas se destacaram na área da Álgebra de Lie simples e pela optimização de problemas quadráticos, tendo dado origem ao conhecido método Frank-Wolfe.