Queima das Fitas: Campus de Caparica encheu-se para festejar os Finalistas 2024

22-05-2024

O Campus de Caparica acolheu a cerimónia da Queima das Fitas 2024 da NOVA FCT, no passado dia 19 de maio, em ambiente de grande festa e espírito académico. Cerca de 10 mil pessoas, entre finalistas, familiares e amigos, juntaram-se para comemorar esta importante etapa académica.

No relvado da biblioteca da NOVA FCT um grupo de alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Física cola as últimas fitas nas pastas. Entre eles, Ana Rita, que assegura: "vamos manter as nossas amizades". As incertezas não assustam estes jovens, que concordam com o colega Diogo Cardoso, para quem "o importante é confiar fazemos o melhor e que vai correr tudo bem".

Para alguns estudantes, os próximos passos continuam a ser na NOVA FCT, como é o caso das finalistas da Licenciatura em Engenharia Biomédica Leonor Frazão e Joana Marques que decidiram prosseguir para um novo ciclo de estudos na Faculdade. As alunas adiantam que "hoje é dia de celebrar com a família e amigos, e as emoções estão à flor da pele".

Na abertura do evento, organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade (AEFCT), José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT, começou por destacar "o dever que todos temos de honrar valor da Liberdade e da Democracia, valores sem os quais a possibilidade de aprender e de partilhar conhecimento poderá ser comprometida". Aludindo às emoções que se vivem neste dia especial, o Diretor reforçou que "num dia como o de hoje é normal que se sintam ansiosos, inseguros quanto ao que se segue. Mas, tenham a certeza que estão hoje melhor equipados para enfrentar os desafios do futuro e, sabendo que o conhecimento é algo que se constrói, têm a obrigação de procurar saber sempre mais". José Júlio Alferes exortou também todos os estudantes a encararem a sua responsabilidade para com a sociedade, "para que os que aqui estudaram e aprenderam, possam contribuir para um mundo melhor". Num discurso muito próximo da comunidade académica, o responsável deixou um convite a todos os alunos: "Esta será sempre a vossa casa. Sempre que queiram debater novas abordagens científicas, hipóteses de investigação, participar na construção do conhecimento académico, cá estamos para vos receber de braços abertos".

Margarida Marques, presidente da AEFCT, parabenizando todos os estudantes, frisou a importância de "celebrar as conquistas. Nas dificuldades, nos momentos bons, nos finais de prazo; são os vossos familiares, amigos, colegas, professores que vos incentivam. Hoje é o vosso dia, partilhem-no com quem esteve ao vosso lado e hoje possam celebrar este momento".

A presidente da AEFCT terminou a sua intervenção agradecendo o apoio da direção e dos diversos serviços envolvidos na preparação da cerimónia que celebra "os estudantes e esta grande instituição, que é também uma família alargada".

A cerimónia contou com a presença da Direção da Faculdade, Presidentes de Departamento e Professores que vieram celebrar com os seus estudantes. As tunas masculina e feminina da NOVA FCT, a TunaMaria e a anTUNiA, contribuíram para a festa com intervenções que animaram a vasta audiência.