27-06-2024
A NOVA FCT acolhe, entre os dias 3 e 5 de julho, a 9.ª Edição do Seminário do Programa Doutoral em Ambiente e Sustentabilidade (PDAS), um dos mais antigos do país e com uma significativa internacionalização.
Este evento reúne, este ano, cerca de 50 estudantes, incluindo um elevado número de estudantes internacionais, aproximadamente 25 docentes e investigadores, e diversos convidados externos, no Campus de Caparica. O seminário visa fomentar sinergias e alargar o debate sobre a investigação em sustentabilidade, partindo de vários pontos de reflexão, decorrentes das experiências académicas e profissionais.
Durante três dias, os participantes terão, ainda, a oportunidade de discutir entre pares os projetos de investigação doutoral em curso. A organização do evento está a cargo dos professores Tomás Ramos (Coordenador do programa doutoral), Graça Martinho e Marta Martins (membros da comissão científica do PDAS).
Entre os oradores convidados para esta edição estão os professores: Bernhardus Van Hoof, da Universidade de los Andes, Colômbia; Marco Painho, da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e coordenador do Programa Master of Science in Geospatial Technologies (Erasmus Mundus) e do Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica; e Maria Rosa Paiva, especialista em Ecologia, com uma longa carreira enquanto docente e investigadora na NOVA FCT.
Os estudantes deste doutoramento vão poder trocar ideias, experiências académicas e profissionais com Rita Lopes e André Nouri, professores da NOVA FCT, e Paula Guedes, investigadora do CENSE. Para abordar a ligação entre investigadores e empresas, Vanda Santos, diretora de Recursos Humanos na Biosurfit SA, e Nélia Câmara, diretora da NOVA Executive Education, da NOVA FCT, marcarão presença para partilhar as suas experiências e visões sobre liderança, gestão de equipas e contratação de investigadores doutorados, entre outros temas.
“O modelo do seminário é inspirado em universidades de referência internacional na área da sustentabilidade, contemplando no programa sessões paralelas, com apresentações de dez minutos, e discussão entre estudantes e professores/investigadores. O intuito é estabelecer um ponto de situação relativamente aos projetos de investigação em curso. Os estudantes são também desafiados a apresentarem os seus projetos a todos os participantes, recorrendo a estratégias criativas, por exemplo, através de uma instalação, uma composição musical, uma pintura, um desenho, um poema, uma representação, ou quaisquer outras ideias inovadoras”, refere Tomás Ramos, coordenador do PDAS.
O Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da NOVA FCT, responsável pelo PDAS, criado em 1977, foi pioneiro em Portugal no ensino da Engenharia do Ambiente e mantém uma forte ligação à sociedade civil. Os seus dois centros de investigação, o CENSE e o MARE, são pilares do ensino e do conhecimento, promovendo investigação interdisciplinar em ambiente e sustentabilidade através abordagens integradoras e holísticas para enfrentar os desafios da sociedade, em colaboração com centros de investigação nacionais e internacionais.