09-06-2025
André Q. Figueiredo, estudante do Programa Doutoral em Bioquímica da NOVA FCT, foi distinguido com o Prémio de Melhor Poster Shotgun (ex-aequo) na 2nd International Conference on Prescriptomics & Personalised Medicine (PRESCRIPTOMICS 2025), que decorreu na Costa de Caparica entre os dias 25 e 28 de maio.
O trabalho “Identification of Novel Tissue Biomarkers in Renal Neoplasms via Absolute Quantitative Proteomics Normalised using the Protein Deglycase DJ-1 (PARK-7)” foi reconhecido pelo seu contributo inovador na identificação de biomarcadores para o cancro renal. Sob orientação de Hugo Santos e de José Luis Capelo, do Departamento de Química, em colaboração com Rajih Dhir,da University of Pittsburgh, USA,o investigador combinou a abordagem de quantificação total de proteínas (TPA) com a utilização da proteína PARK-7 como padrão interno, melhorando significativamente a precisão da análise proteómica por espectrometria de massa. Esta estratégia permitiu identificar 18 novos candidatos a biomarcadores, reforçando o papel da prescriptómica como base para uma medicina personalizada em oncologia renal.
Esta é já a quarta distinção recebida por André Figueiredo no âmbito do seu doutoramento na NOVA FCT, refletindo a qualidade e o impacto da investigação desenvolvida na área da Medicina Personalizada.