Notícias

Notícias

Amália: versão base do modelo de IA português já está concluída e conta com site explicativo

06-10-2025

Fotografia: João Lima/NOVA FCT

A versão base do Amália – Assistente Multimodal Automático de Linguagem com Inteligência Artificial, o primeiro grande modelo de linguagem (LLM) desenvolvido com foco em português europeu, já está concluída. A apresentação técnica decorreu no dia 30 de setembro no Madan Parque.

O projeto, que envolve cerca de 60 investigadores de várias instituições académicas, também lançou a 1 de outubro o site oficial que explica o funcionamento do modelo e responde às perguntas mais frequentes (https://amaliallm.pt/). A versão atual está disponível através da plataforma IAedu da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e a versão final do Modelo está prevista ser disponibilizada em junho de 2026.

Com foco inicial na educação, ciência e cultura, o Amália foi treinado em dados da língua portuguesa e distingue-se por integrar múltiplas modalidades: texto, fala, imagem e vídeo. Entre as suas funcionalidades estão a capacidade de responder a perguntas, gerar código, explicar conceitos, resumir textos e interpretar informação, tendo como base o conhecimento do contexto cultural português.

O projeto integra a Agenda Nacional de Inteligência Artificial e é acompanhado pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE). Estão já previstas aplicações em serviços da Administração Pública, através do portal gov.pt e na área da ciência, através da plataforma IAedu da Fundação para a Ciência e Tecnologia, potenciando aplicações open source, análise de dados científicos e iniciativas pedagógicas inovadoras.

“Estamos a construir o modelo ‘core’, a base que permitirá criar várias aplicações e explorar novos horizontes na utilização da Inteligência Artificial em português”, sublinha o Professor João Magalhães, Diretor do Grupo de Sistemas Multimodais do NOVA LINCS/NOVA FCT e um dos coordenadores do projeto. Na NOVA FCT, a equipa de mais de 15 pessoas é composta por investigadores de IA, engenheiros de dados, linguistas, programadores e é coordenada pelo Professor João Magalhães e Professor David Semedo.

A versão final do Amália deverá estar concluída dentro de nove meses, mas já é considerada pelos seus responsáveis como o modelo de referência em português europeu na relação custo-qualidade.

O trabalho colaborativo inclui investigadores da NOVA FCT e do Instituto Superior Técnico, em estreita cooperação com as universidades de Coimbra, Minho, Porto, Beira Interior e Évora, contando também com contributos de alunos de doutoramento e mestrado.

Fotogaleria da sessão de apresentação aqui. (Fotografias João Lima/NOVA FCT)