Margarida Marques vai no segundo mandato à frente dos desígnios do que provavelmente será a maior associação de estudantes de ensino universitário. Com o curso de Engenharia Civil e uma vontade de impactar os estudantes da comunidade da NOVA FCT, a aluna deixou algumas palavras sobre o seu percurso na AEFCT.
A Associação de Estudantes da NOVA FCT é um exemplo de sucesso. Qual tem sido a estratégia e qual o caminho para o futuro?
Nos últimos anos, a nossa estratégia tem sido centrada na continuidade e melhoria dos projetos existentes. Além disso, temos desenvolvido novas iniciativas com o objetivo de proporcionar benefícios tangíveis à Comunidade da NOVA FCT. Ambicionamos alargar o nosso papel, a nível institucional, mas também no contexto nacional e internacional, no sentido de reforçar a nossa capacidade de resposta às necessidades dos estudantes através de projetos que promovam a integração e o desenvolvimento académico e pessoal de todos os Estudandes da Faculdade.
O que motiva um/a estudante a integrar a AE?
Acredito que a principal motivação para os estudantes integrarem não só a AEFCT, mas outros grupos estudantis, é o desejo de contribuir para o bem-estar e desenvolvimento da Comunidade e do nosso Campus. Fortalecer o sentimento de pertença e de grupo, contribuir, de alguma forma, para fazer a diferença, creio que essas são motivações intrínsecas, claro, que também se encontram na filosofia da nossa equipa de trabalho
Já está há dois anos à frente da AE. Que avaliação faz deste percurso?
Ao longo do segundo mandato, o nosso foco foi consolidar as iniciativas implementadas no ano anterior e garantir uma maior estabilidade da AEFCT em diversos níveis. Avalio este percurso como um período de significativa consolidação e crescimento, onde conseguimos fortalecer a nossa estrutura organizacional e ampliar o impacto das nossas ações junto da comunidade estudantil.
Como descreve a relação dos Estudantes com a AE? E com a Faculdade?
Diria que a relação que uma Associação de Estudantes deve estabelecer com os seus pares é fundamentalmente baseada na escuta ativa das suas necessidades e na busca constante de soluções eficazes. Esta proximidade é mantida através das nossas redes sociais, questionários de qualidade e assembleias gerais de alunos, onde procuramos um diálogo aberto e construtivo. Pautamo-nos por uma relação de proximidade que, na medida do possível, tenta responder de forma eficaz e eficiente aos desafios que vão surgindo.
A nível institucional, mantemos um contacto próximo com as várias Divisões e Serviços da Faculdade, facilitando uma comunicação eficiente e colaborativa. Quero acreditar que todos trabalhamos com um objetivo comum: tornar este Campus um espaço melhor para todos.
Quais são as principais preocupações e motivações dos estudantes?
No contexto do Ensino Superior, as principais preocupações dos Estudantes incluem a falta de alojamento, assim como a falta de apoios financeiros necessários para continuar os seus estudos. De num modo mais geral, os estudantes expressam preocupação com a incerteza perante o contexto global e de que forma os seus percursos académicos podem ser impactados por todas estas nuances sociais, económicas, políticas.
É normal que a motivação para prosseguir os estudos, por vezes, possa fraquejar, mas o espírito comunitário desta Faculdade, as oportunidades oferecidas e a sensação de apoio e pertença que encontram aqui, alimentam esta vontade de querer ir mais longe
Os FCT Awards são um marco na agenda da Faculdade. Considera que esta iniciativa promove uma melhor qualidade de ensino e de participação?
Queremos acreditar que sim, daí ser uma iniciativa já com diversas edições. Consideramos que os FCT Awards desempenham um papel significativo na promoção da qualidade de ensino e da participação ativa. Esta iniciativa não só reconhece e celebra o esforço e dedicação dos professores, como também serve de motivação adicional para que continuem a investir na formação dos Estudantes. Assim, esperamos que este reconhecimento inspire um compromisso contínuo com a excelência académica e uma participação mais envolvente de toda a comunidade académica.
Junho 2024