Em Portugal, o sector das Indústrias Alimentares é um dos que mais se destaca em termos dos parâmetros Percentagem do Valor Acrescentado Bruto de Mercado e Emprego Total, mas em que se detetam carências de mão-de-obra qualificada. Deste modo, prevê-se que nos próximos anos sejam criados empregos nos sectores das agro-indústrias, de turismo e serviços de restauração e afins. Por outro lado, os atuais quadros de empresas que têm atividades nestas áreas poderão necessitar de formação atualizada.
O Curso de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia e Qualidade Alimentar tem como objetivo dar formação especializada, adequada ao desempenho de atividades no mercado das indústrias e de serviços ligados à alimentação, nomeadamente no que respeita: (a) Qualidade nutricional; (b) Análise de alimentos; (c) Processos tecnológicos; (d) Sistemas de gestão da segurança dos alimentos.
O curso de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia e Qualidade Alimentar organiza-se pelo sistema ECTS, ficando concluído com um total de 15/18 ECTS. Os 15/18 ECTS devem ser obtidos através da realização de três unidades curriculares optativas a selecionar de um elenco de diversas unidades curriculares (ver plano curricular). Os 15/18 ECTS podem ser realizados num ou em ambos os semestres do ano letivo.
Os diplomados poderão desempenhar atividades ligadas a produção, controlo de qualidade e segurança alimentar nas indústrias agro-alimentares e na prestação de serviços de consultadoria em Qualidade Alimentar. Poderão ainda desempenhar tarefas especializadas em diversos sectores, como sejam as Universidades, os Institutos Politécnicos, as Escolas Secundárias e a Indústria.
Horário pós-laboral ou horário compactado (semi-diurno, 5ª e/ou 6ª feira), particularmente vocacionado para alunos que querem continuar a sua formação académica e/ou profissional em matérias específicas e/ou de modo faseado.
1250 €
1 de junho a 30 de julho de 2022
Vagas para 2022/2023:
10
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenadora do curso:
Professora Maria Paula Amaro Duarte
mpcd@fct.unl.pt
O Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa (DCTB) é o mais recente departamento da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, tendo sido criado em Fevereiro de 2011 pelo Despacho da Direção nº 06/2011.
O DCTB resultou da evolução do ex-GDEH nas áreas de investigação e ensino das Ciências e Tecnologia da Biomassa destinadas a dois fins específicos:
a) Bioenergia (produção de energia a partir da biomassa)
b) Tecnologia e Segurança Alimentar
Saber mais