Alimentos mais seguros, futuro mais sustentável
Num país onde o setor das Indústrias Alimentares é um dos pilares da economia — com elevado impacto no emprego e no valor acrescentado bruto — é urgente responder à crescente procura por profissionais qualificados. A Pós-Graduação em Tecnologia e Qualidade Alimentar da NOVA FCT foi pensada para dar resposta a essa necessidade e formar especialistas capazes de inovar e garantir padrões de qualidade e segurança no setor.
Candidaturas 2025/26
Datas: 2 junho a 18 de julho
Vagas: 10
Coordenadora do curso:
Maria Paula Amaro DuarteEsta pós-graduação foi desenhada para dar resposta:
À falta de mão-de-obra especializada nas agro-indústrias, turismo e restauração;
À necessidade de atualização de competências de profissionais já inseridos no mercado;
À crescente valorização da qualidade nutricional, segurança alimentar e inovação tecnológica na indústria.
É uma formação indicada tanto para quem quer ingressar no setor como para profissionais que procuram reforçar o seu know-how técnico.
Organizado segundo o sistema europeu de créditos (ECTS), o curso é concluído com um total de 15 a 18 ECTS, através da realização de três unidades curriculares optativas, escolhidas de um conjunto diversificado de 13 unidades curriculares. A frequência pode decorrer num ou em ambos os semestres, permitindo maior flexibilidade. O curso é lecionado maioritariamente em horário pós-laboral ou em formato compactado (semi-diurno, às quintas e/ou sextas-feiras), sendo particularmente adequado para quem pretende continuar a formação de forma gradual, conciliando a vida profissional com o aprofundamento académico.
Os diplomados desta pós-graduação poderão desempenhar funções técnicas e de gestão em:
Indústrias agroalimentares
Com um setor em contínua expansão e regulamentação rigorosa, as oportunidades são diversas e em crescimento.
Regras de acesso:
Titulares do grau de licenciado, com um número de unidades de crédito igual ou superior a 180 ECTS em qualquer área de Engenharia, Ciências Naturais ou Ciências Exatas, áreas afins ou equivalente legal, obtido em instituição nacional ou estrangeira.
Detentores de um currículo escolar ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso.
Critérios de seriação:
Formação académica
Experiência profissional
Eventual entrevista de seleção
Valor da Propina – 1250 €
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Bioquímica e Biofísica, Química, e Engenharia Química.
Saber mais




