Faculdade

Faculdade

Consulta Pública

A FCT NOVA, em colaboração com a Reitoria, elaborou um documento com as Linhas de orientação para o desenvolvimento de um Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas, tendo por objetivo atingir a Neutralidade Carbónica no Campus em 2040. Este é um projeto de documento que pretende orientar o futuro desenvolvimento do Campus nas suas diversas dimensões para as quais contribuiu um grupo de Professores e Investigadores da Faculdade nas áreas de mobilidade, infraestrutura verde, consumo e produção de energia renovável, uso sustentável da água, resíduos, entre outras.

Nesta primeira fase, é identificado um conjunto de medidas a aplicar pela FCT naqueles domínios. Posteriormente, estas medidas serão quantificadas em termos do impacto esperado e objetivos a atingir (e.g. melhoria de serviço, redução de consumo de recursos, redução de emissões de gases com efeito de estufa), do financiamento necessário, e da sua calendarização no tempo para identificar o seu contributo para a neutralidade carbónica do Campus em 2040. Espera-se concluir e apresentar a versão final do Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas do Campus FCT, durante o 2º semestre de 2022.

Dada a abrangência e o potencial impacto deste Roteiro na vida de todos aqueles que estudam e trabalham no Campus, coloca-se o projeto de documento em Consulta Pública a toda a FCT com o objetivo de recolher opiniões, sugestões, críticas e recomendações.

Convida-se toda a comunidade FCT a aceder ao documento ‘Linhas de orientação do Roteiro para a Descarbonização e Resiliência às Alterações Climáticas do Campus FCT NOVA, e a submeter contribuições aqui até 31 de Janeiro.

Contamos com a contribuição de todos!