Perguntas mais frequentes - 7. Época Especial

Em www.fct.unl.pt/estudante/ estão os 3 despachos referentes ao acesso dos vários tipos de cursos à Época Especial. Para os 1.º ciclos, os MIs e os 2.º ciclos. Leiam com atenção. Os 3.º ciclos não têm Época Especial.

O Despacho de Acesso à Epoca Especial para os MIs diz:

"São Finalistas, para efeitos de acesso à Época Especial, os estudantes que, no início de cada ano lectivo, se encontrem no 3.º e 4.º anos curriculares (finalistas da componente de 1.º ciclo) ou no 5.º ano curricular (finalistas do mestrado integrado), a quem faltem, depois da Época de Avaliação do 2.º semestre de cada ano lectivo, no máximo...."

Significa isto que só têm acesso à Epoca Especial, automaticamente, os estudantes que, no início do ano lectivo, estão ainda nos 3.º e 4.º anos curriculares e, se no fim desse ano lectivo, lhe faltarem 1, 2 ou 3 cadeiras do 1.º ciclo para terminar o "curso" de 1.º ciclo.

Não. Só é preciso meter requerimento quem não tem acesso, por direito, à Época Especial. A maior parte das vezes, considerando as razões que habitualmente aparecem, estes pedidos não são aceites.

Normalmente, tal acontece porque as notas ainda não foram todas lançadas (a verde no CLIP; a laranja não chega) e, portanto, para o CLIP. faltam-vos mais do que 3 cadeiras para acabar o curso. Assim, não são Finalistas para efeitos de acesso à Época Especial. Terão que esperar pelo lançamento de todas as notas.

Provavelmente está Excluído(a)) na sua nota de Frequência. Confirme. Neste caso, não há maneira de ter acesso à Época Especial a não ser que o docente da cadeira altere a sua nota de Frequência.

Ou então a nota dessa cadeira nas épocas anteriores deste ano ainda não foi lançada.

No sítio habitual de todos os exames de todos os semestres. Em Ano Lectivo e depois no ano a que se refere a Época Especial. Em seguida, em Exames - 1.º semestre e/ou 2.º semestre -  consoante os casos.

Atenção: as salas não aparecem logo desde o início mas aparecerão certamente ANTES da data dos exames.

A EE não serve para colmatar faltas a exames por motivo de doença no dia do exame. Com ou sem atestado médico.

Não. A EE não foi criada para "tornear" as normais regras de inscrição da FCT.

A Época Especial (EE) é, isso mesmo: Especial. É só para alguns estudantes, em algumas situaçlões. Por outro lado, existem exames de EE de cadeiras do 1.º e do 2.º semestre. De um qq ano.  Um dado aluno finalista faz estas 3; outro aluno finalista do mesmo cursos faz aquelas 3; outro ainda faz uma mistura das disciplinas dos dois colegas anteriores.

Considerem um exemplo:

1) O último diz da Ep. de Recurso é dia 3 de julho

2) O último dia de lanaçamento de notas do 2.º semestre é dia 13 de julho. Portanto, os últimos chumbos sabem-se dia 13.

3) O último dia de inscrição em EE é 16 de julho.

4) Portanto, só dia 17 é que sabemos exactmente todas as inscrições e todos os exames de EE que existem e que têm que ser marcados e que podem ser de qq semestre, de qq ano, de qq curso e qq combinação de 3 exames para os finalistas ou TEs; ou Dirigentes Associativos; ou Atletas de Alta Competição.....

5) Portanto, só a partir de dia 17 é que podemos desenhar um Calendário de Exames sem absolutamente nenhuma sobrepoisção para um qq aluno,

6) Por outro lado, qq aluno que vá a EE SABE a que cadeiras vai, mesmo antes das datas de exame, e pode começar a estudar logo que queira. Não sabe a ordem dos exames a não ser dia 19-20 mas não é por isso que está à espera de saber o que tem que estudar porque já se inscreveu e sabe o que tem que fazer.

Não. As Melhorias não poderão ser realizadas em Época Especial. São excepção as melhorias ad hoc no fim dos cursos de 1.º e 2.º ciclos e no fim dos Mestrados Integrados. Claro que estas Melhorias só podem ser feitas com os respectivos cursos terminados.