Qual o processo geral de inscrição às cadeiras no CLIP?

Primeiro, o estudante tem que se inscrever a TODAS as cadeiras atrasadas, as únicas que no início têm "caixa" para clicar.

ATENÇÃO: Consideram-se "cadeiras atrasadas" aquelas que são de anos anteriores ao ano curricular em que está o aluno, na altura da inscrição. Por exemplo, um aluno que em agosto ainda está no 1.º ano (tem menos de 36 ECTS) NÃO TEM cadeiras atrasadas. Não existe ano zero.

Imagine-se que um estudante em agosto tem 98 ECTS. Logo, está no 3.º ano (mais de 96). Imagine-se ainda que tem duas cadeiras atrasadas do 1.º ano e duas do 2.º.

Este aluno, primeiro, clica nas duas cadeiras do 1.º ano (sejam do 1.º ou do 2.º semestre) e inscreve-se. Quando o fizer, as duas cadeiras do 2.º ano passam a "ter" caixinha para o aluno poder clicar e inscrever-se nestas duas.

Em seguida, as cadeiras do 3.º ano "ganham" caixinha" e o aluno inscreve-se nas cadeiras do 3.º ano, que conseguir.

E quantas consegue, em média?

Como está no 3.º ano e tem 4 atrasadas, o CLIP não "conta" com duas destas atrasadas para os ECTS. Mas conta com as outras duas (admitamos 12 ECTS). Depois ainda sobram mais 48 ECTS de cadeiras do 3.º ano, para somar 60 ECTS.

Daí a frase: "duas das atrasadas que não contam ECTS, mais 60 ECTS, no total".