Alunos inscritos na NOVA FCT.
Os estudantes finalistas que se candidatem a um estágio Erasmus+ para recém-diplomado, deverão concluir o estágio no prazo de um ano após a obtenção do respetivo grau. Por exemplo, se o estudante ficar diplomado em setembro de 2022, terá de concluir o estágio até setembro de 2023.
Quem já estiver diplomado não se pode candidatar.
O estudante pode participar em períodos de mobilidade (Estudos + Estágio) até um total máximo de 12 meses por cada ciclo de estudo, independentemente do número e do tipo de atividades de mobilidade. A participação com bolsa-zero de fundos da UE também conta para o cálculo desta duração máxima;
Qualquer experiência anterior ao abrigo do Erasmus, em qualquer uma das suas valências, conta para a soma dos 12 meses por cada ciclo de estudo.
Se os estudantes de doutoramento forem bolseiros de alguma entidade, devem confirmar junto da mesma se as bolsas são compatíveis. A bolsa Erasmus é financiada através de verbas europeias.
Para a mobilidade SMT não existe a necessidade de serem estabelecidos acordos interinstitucionais entre a UNL e a Instituição de Acolhimento (IA) uma vez que estarão legalmente ligados pelo Learning Agreement for Traineeships (Plano de Estágio).
O estágio Erasmus pode fazer parte do plano curricular do estudante (estágio curricular) ou pode ser um estágio extracurricular.
Em qualquer um dos casos a NOVA FCT garante o reconhecimento formal do período de estágio no estrangeiro desde que a mobilidade tenha tido a aprovação prévia do Coordenador Erasmus do curso e do seu Orientador, o estagiário tenha cumprido o plano de trabalho definido inicialmente e no final do período de estágio o estudante tenha entregue na DMIE a aprovação final do estágio. Posteriormente, esta avaliação será encaminhada para o Coordenador Erasmus do curso e Orientador do estudante.
O período de estágio será reconhecido de acordo com o novo Regulamento de Creditação de Competências, Formação e Experiência Profissional da NOVA FCT disponível em: https://www.fct.unl.pt/sites/default/files/regcredcomp_459_dr91_11mai2020.pdf
O período de estágio será reconhecido, apenas, no Suplemento ao Diploma.
Os estudantes finalistas que realizem um estágio para recém-diplomados, deverão solicitar-nos a emissão do Europass Mobilidade.