Internacional

Internacional

Erasmus+ Estudos (SMS) 2022-2023 - Candidatura

 

Documentação a enviar para a FCT NOVA

Learning Agreement - Before the Mobility

(doc) - tem de ser preenchido no computador e todas as instruções a laranja devem ser removidas. O documento não pode ter a sua formatação alterada, nem estar rasurado.

Depois do Learning Agreement – Before the Mobility (LA-BM) estar preenchido e assinado pelo estudante, deverá ser enviado, por email (div.ri.outgoing@fct.unl.pt), para a DRI, afim de ser verificado se todos os campos estão bem preenchidos, antes de ser assinado pelos Coordenadores do Curso e Departamental Erasmus do curso. 

  • O estudante tem de colocar no email o seu nº de estudante e nº de telemóvel;
  • O LA-BM só é válido após a assinatura do Coordenador do Curso e do Coordenador Departamental Erasmus do curso do estudante;
  • Algumas UA solicitam o preenchimento do LA-BM através da Plataforma Online Learning Agreement (OLA). Quando assim for, o estudante deverá consultar o tutorial (aqui) sobre como efetuar o registo e preenchimento do LA-BM na OLA;
  • Se a UA pedir ao estudante que preencha o LA-BM na OLA, a assinatura solicitada na OLA é suficiente para o LA-BM ser considerado válido.
  • Coordenadores a colocar na OLA, de acordo com o Departamento (pdf)

 

O prazo para enviar o LA-BM, para a DRI, será o mesmo prazo que a UA der ao estudante para formalizar a candidatura junto da mesma. Por exemplo, se a UA informar o estudante que tem até dia 1 de junho/novembro (1º e 2º semestre respetivamente) para lhes enviar os documentos que solicitarem, será até dia 1 de junho/novembro que os estudantes têm para enviar à DRI o documento anteriormente referido.

  • Contactos dos Coordenadores de Curso (pdf)
  • Contactos dos Coordenadores Erasmus do Departamento (pdf)

  

É da responsabilidade do estudante, juntamente com o Coordenador do Curso e/ou Coordenador Departamental Erasmus do curso, averiguar o reconhecimento académico, através da:

  • Consulta das unidades curriculares disponíveis na UA no período de estudos;
  • Elaboração de um plano de estudos que deverá conter as UCs a realizar na UA (tabela A do LA-BM) e a respetiva creditação na FCT NOVA (tabela B do LA-BM).

 

ATENÇÃO: A formalização da candidatura na DRI não dispensa o preenchimento e envio de toda a documentação que for solicitada pela UA (mesmo que isso implique duplicar documentação).

voltar ao topo

 

Outras informações

É da responsabilidade do estudante a consulta do site da Universidade onde foi colocado, para verificar:

  • As unidades curriculares disponíveis e respetivos programas
  • O calendário escolar
  • Formulários de candidatura – (Application Form, Learning Agreement, etc.)

voltar ao topo

 

Pré-requisitos

Requisitos de língua exigidos pela UA

Nos casos em que seja exigido um comprovativo de nível mínimo de língua e os estudantes não possuam certificados oficiais que o comprovem, foi criada a possibilidade, em conjunto com o ILNOVA-Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa, dos estudantes da FCT candidatos a Erasmus+ no próximo ano realizarem um “teste de aferição de nível de língua”, cujo resultado poderá ser utilizado para os estudantes ou até a DRI confirmar as vossas competências linguísticas junto da UA.

Condições para realização do “teste de aferição de nível de língua” no ILNOVA:

  • o teste de aferição de nível pode ser feito para as seguintes línguas: Alemão, Espanhol, Francês e Inglês;
  • consulte o preçário do ILNOVA (aqui)
  • para se inscreverem, os estudantes deverão contactar diretamente o secretariado do ILNOVA, identificando-se como estudantes da FCT NOVA selecionados para realizar um período de mobilidade Erasmus+. Poderão fazê-lo das seguintes formas:
  • presencialmente – Torre A, 1º piso – de 2ª a 5ª feira, das 11h às 18h
  • através de e-mail – ilnova@fcsh.unl.pt
  • por contacto telefónico – +351 21 790 83 82
  • o teste deverá ser marcado com a máxima antecedência possível, para que o ILNOVA possa conjugar a realização dos testes com os vários estudantes interessados;
  • o resultado do teste será enviado para a DRI, que o fará chegar ao estudante e à UA, se assim for solicitado;
  • caso a UA tenha um modelo próprio para ser certificado, o estudante terá de enviá-lo à DRI para que seja avaliada a possibilidade de ser assinado.
  • se o resultado do teste de aferição for inferior ao nível mínimo exigido pela universidade de destino, então o estudante será o responsável por apresentar a sua situação à universidade de acolhimento e procurar alternativas para obter a qualificação necessária dentro dos prazos que lhe forem estipulados.

Lembramos que nem todos os estudantes terão necessidade de fazer estes testes, mas aconselhamos a todos que se informem urgentemente dos requisitos de língua específicos existentes nas universidades que escolheram como destino, de maneira a que consigam tratar da certificação, se for necessária, dentro dos prazos exigidos.

Teste de Línguas Online Linguistic Support (OLS)

No âmbito do Programa Erasmus+, a Comissão Europeia contratou um serviço online de apoio destinado aos participantes em atividades de mobilidade de longa duração (i.e. mobilidades entre 2 e 12 meses). O OLS consistirá no seguinte:

  1. Teste 1 de avaliação da competência linguística do estudante (obrigatório) - antes do início da mobilidade
  2. Curso de língua (opcional) - no início da mobilidade
  3. Teste 2 de avaliação da competência linguística do estudante (obrigatório) - no fim da mobilidade (duas semanas antes do fim da mobilidade)

 

Os testes de avaliação e os cursos de língua OLS não têm custos para os estudantes.

Os estudantes irão receber, no seu email, o convite para realização do 1º teste de avaliação. Se o nível linguístico obtido for inferior a C2, o estudante realiza o curso de língua, na língua em que fez o 1º teste. Se o nível linguístico for igual a C2, o estudante pode escolher a língua em que pretende realizar o curso de língua.

No artigo 6º do Contrato de Mobilidade Erasmus está previsto o OLS e a sua obrigatoriedade.

voltar ao topo

 

Alojamento

Todos os estudantes que precisem de alojamento no país de destino devem solicitar informações relativas ao mesmo junto da UA.

voltar ao topo

 

Assistência médica no estrangeiro

Para ter assistência médica no estrangeiro terá de pedir, na Loja do Cidadão ou na Segurança Social, o CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) que é válido por um ano. Para mais informações sobre este cartão, consultar o site http://www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca

Se a mobilidade for no Reino Unido ou Suíça, terá de contratualizar um seguro de saúde, que lhe permita ter assistência médica.

voltar ao topo

 

Seguro de assistência no estrangeiro 

Quem estiver interessado em fazer um seguro de assistência no estrangeiro, deverá consultar os seguintes sites: 

voltar ao topo