Notícias

Notícias

Seminário e Curso de Especialização Rebocos de Terra_10 - 13 de Julho de 2013, Monte de Caparica

29-05-2013

A terra como material de construção tem vindo a ser utilizada desde que há registos. Na arquitetura vernacular foi muito utilizada na execução de argamassas nomeadamente para assentamento de alvenarias e rebocos. Embora a sua utilização tenha praticamente desaparecido durante algum tempo, o interesse pelas argamassas de terra reapareceu com a necessidade de tornar a construção mais sustentável, com vista a possibilitar intervenções de conservação e reabilitação mais adequadas e eficientes, e ainda para que a saúde dos utilizadores dos edifícios não seja comprometida.

Em muitos países do mundo, e em grande parte dos países mais desenvolvidos da Europa, as argamassas de terra são correntemente formuladas, comercializadas e aplicadas. Felizmente em Portugal este tema começa a prender o interesse por parte dos diversos agentes do sector da construção civil.

As argamassas e os rebocos de terra apresentam particularidades que não são do conhecimento comum. Pela sua especificidade, no Seminário e no Curso de Especialização vai procurar-se aprofundar os seus diferentes aspetos.

Este encontro de especialistas, investigadores, técnicos, construtores e empresários, da construção e ligados à indústria das argamassas e da cerâmica de barro vermelho, tem por objetivos motivar a utilização, desenvolvimento e inserção de novos produtos no mercado e demonstrar que é possível reconverter os meios disponíveis para a criação e aplicação de materiais construtivos inovadores/vernaculares e sustentáveis.

No Seminário do dia 10 de julho serão apresentadas comunicações por oradores convidados sobre:

  • aspetos gerais relativos à utilização da terra na construção;
  • aspetos gerais relativos a argamassas e a rebocos tradicionais;
  • desenvolvimento de argamassas com terra em Portugal;
  • experiência em Itália, na Alemanha e em Portugal sobre rebocos de terra e desenvolvimento de produtos predoseados;
  • caso prático de obra recente com aplicação de rebocos de terra em Portugal.

Será também realizada uma mesa-redonda aberta à intervenção de todos os participantes no Seminário, em que será analisada a viabilidade deste tipo de rebocos em termos de aplicação, formação profissional, produção e empreendorismo. Pretende-se debater, entre outros, as condições para a implementação de rebocos de terra realizados em obra e prontos a usar na construção e na reabilitação de edifícios.

Está prevista uma visita ao parque experimental de muretes da FCT UNL onde se caracterizam algumas alvenarias (de terra e reproduzindo paredes antigas) e rebocos, e aos laboratórios de desenvolvimento e caracterização de argamassas.

O Curso de Especialização ECVET Rebocos de terra terá como formador o arquiteto italiano Sergio Sabbadini (professor no Politécnico de Milão, responsável por projetos europeus, formações especializadas e a área da construção com terra na ANAB - Associazione Nazionale Architettura Bioecologica), contará com o apoio técnico da empresa EMBARRO e decorrerá a tempo inteiro de 11 a 13 de Julho, no Campus Monte de Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O sistema ECVET (sistema europeu de créditos do ensino e da formação profissionais) facilita a avaliação dos formandos e o reconhecimento dos resultados de aprendizagem adquiridos numa formação profissional. No Curso de Especialização Rebocos de Terra serão ministradas as unidades 1 e 2 (vidé documento LearnWithClay em anexo), correspondendo a: preparação de rebocos de terra, aplicação e acabamento de rebocos de terra, havendo a possibilidade de obter um certificado ECVET após avaliação.

Na tarde do dia 13 haverá lugar a uma sessão aberta ao público onde se observarão os resultados da formação e as aplicações práticas realizadas.

A organização dos dois eventos resulta duma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT UNL) e a Associação Centro da Terra (CdT).

Paulina Faria (FCT UNL e CdT), Catarina Pereira (FCT UNL e CdT) e Mª Idália Gomes (FCT UNL e CdT)

Informações: info@centrodaterra.org

AnexoTamanho
Cartaz4.11 MB
Programa Seminário75.63 KB
Programa do curso especialização368.75 KB