A “EXPO FCT” de 2015

09-04-2015

Foram mais de 4.000 os alunos do Ensino Secundário provenientes de todo o País que visitaram a 8 de Abril a 9ª edição da “EXPO FCT”. Trata-se de um dia aberto que visa mostrar a dinâmica científica da FCT através das atividades mostradas pelos 14 Departamentos da Faculdade e pela sua Biblioteca. De uma forma didática e divertida os Departamentos mostram: como um algodão que não arde, pode ajudar a combater o fogo, ou um drone aquático em movimento, ou explicam o que é o própolis e para que serve, como se pode desenhar a sua escola em 3D, como partir pedra para determinar a resistência de uma rocha, como descobrir se um quadro é ou não falso, como planear a Cidade do Futuro, formas de controlar o tráfego rodoviário, o funcionamento e a explicação do estudo de um túnel de vento, comboios que voam pelos ares, programação de um robot, o ABC da espionagem, a gastronomia molecular, o que há a mais na Biblioteca da FCT do que estes Alunos podem imaginar. Só para mencionar algumas das muitíssimas actividades apresentadas.

“Nós estamos em Ciências, a nossa escola faz esta visita todos os anos, e quisemos vir explorar o que se faz na FCT.” Disseram André Ramos e Beatriz Duarte, alunos da Escola Secundária Lima de Freitas, em Setúbal.