Do mar para a Nasa com o FCT NOVA Challenge

01-06-2018

Do mar para a Nasa com o FCT NOVA Challenge

"Aos 16 anos vim pela primeira vez à capital, vou andar pela primeira vez de avião, vou sair do país pela primeira vez. Tudo isto porque participei no FCT NOVA Challenge.  Por causa de um projeto de estudo de poluição que envolveu ouriços-do-mar, as minhas colegas e eu vamos conhecer os Estados Unidos e a Nasa. O espaço passará a ser a nossa última fronteira."

Esta é a história das alunas de 12.º ano, da Escola Secundária de Arouca, Ana Duarte, Marlene Costa e Liliana Ferreira. Elas são as vencedoras da edição FCT NOVA Challenge 2017, um concurso dedicado às ciências e engenharia que a Faculdade e Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa promove anualmente, desde 2016.

Estas três alunas dedicam-se, desde o oitavo ano, a experiências na Oficina da Ciência, um programa da sua escola que promove os primeiros passos no mundo da ciência. Mantiveram-se focadas e em 2017 concorreram com o projeto Oureka: um trabalho que consistia num conjunto de bioensaios de toxicidade desenvolvidos nos gâmetas e nos zigotos de ouriços-do-mar da espécie Paracentrotus lividus. O projeto pretendia testar e desenvolver um modelo de estudo que permitisse detetar concentrações muito baixas de poluentes disruptores endócrinos, um grupo de substâncias químicas presentes no meio ambiente que podem interferir no sistema endócrino de seres humanos e de outros animais e, com isso, afetar a sua saúde, crescimento e reprodução.

O Oureka foi a Eureka das estudantes. Vindas do interior do país, de uma zona predominantemente rural, conseguiram ganhar o melhor prémio do ensino secundário do país.  Além do valor monetário (5.000 euros), ganharam experiências inesquecíveis. Conheceram Lisboa, tiveram o primeiro contacto com o mundo universitário no Campus da FCT NOVA, onde receberam o prémio e os devidos aplausos. Visitaram a Embaixada dos Estados Unidos da América, assistiram a uma palestra com um astronauta da NASA na Residência Oficial dos EUA. Viajaram para Washington D.C. onde visitaram o Goddard Space Flight Center, o primeiro centro espacial da Nasa criado em 1959, e o U. S. State Department, gabinete de relações internacionais e de aconselhamento ao Presidente.

Foi do fundo do mar que veio a inspiração, trabalharam acima da linha d'água e foram de avião conhecer uma das mecas da ciência mundial e um dos espaços mais influentes na geopolítica internacional.

As três alunas são mais um exemplo que há interesse nas ciências e engenharias e que há talentos em Portugal. É neste sentido que FCT NOVA entende a sua Responsabilidade Social, suscitando nos jovens pré-universitários o interesse pelo conhecimento científico, estimulando a criatividade e o espírito inovador.

Dia 8 de junho, serão conhecidos os próximos novos heróis. Uma busca que a Faculdade de Ciências e Tecnologia faz, desde 2016, através do FCT NOVA Challenge.

Inscreve-te em  https://www.novachallenge.fct.unl.pt/

Sessão de Entrega de Prémios