Notícias

Notícias

Best Paper Award distingue Ana Paula Barroso

30-07-2018

ana paula barroso
 

 O artigo "A Web and Cloud-Based Measurement System Analysis Tool for the Automotive Industry", de que a Professora Ana Paula Barroso é coautora, teve a distinção de Best Paper Award na vigésima edição da Conference on Industrial Management and Technology que decorreu entre os dias 12 e 13 de julho de 2018 em Estocolmo, Suécia.

O trabalho premiado apresenta os resultados preliminares da investigação que está a ser realizada no âmbito do projeto de I&D denominado ACCEPT-MSA. O objetivo é desenvolver uma ferramenta de Análise de Sistemas de Medição baseada na Web e na Cloud e que implementa os testes estatísticos propostos no manual de referência do Automotive Industry Action Group. O manual define os requisitos de um sistema de gestão de qualidade para as empresas do setor automóvel.

A ferramenta está integrada com os sistemas de medição, pelo que reduz a introdução manual de dados e os erros. Incorpora conceitos de Indústria 4.0, tais como protocolos de Internet of Things para assegurar a conexão com os equipamentos de medição, cloud computing, big data, inteligência artificial, ferramentas estatísticas e algoritmos matemáticos avançados.

A ferramenta proposta garante uma resposta eficaz aos novos desafios dos sistemas de medição, que são cada vez mais críticos nos processos de produção. Embora tenha sido o setor automóvel a motivar o seu desenvolvimento, também pode ser usada por empresas de outros setores. Empresas tais como moldes e plásticos, indústria química e indústria alimentar já se encontram também no processo de validação da ferramenta proposta.

Ana Paula Barroso é Professora do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e Investigadora do UNIDEMI. O trabalho foi desenvolvido em coautoria com Cristina A. Barros do Instituto Politécnico de Leiria.