Notícias

Notícias

Primeiro sistema de gestão operacional para ETAR’s está a ser desenvolvido na FCT NOVA

30-08-2018

Equipa do grupo de investigação de Engenharia Bioquímica (Bioeng) do Departamento de Química da FCT NOVA está a testar ferramenta informática que vai permitir uma gestão otimizada do comportamento dos processos biológicos das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s).  

Bárbara Almeida, Jorge Santos e Pedro Cardoso fazem parte da Aqua in Silicostartup criada para desenvolver o software que, segundo Jorge Santos confidenciou à Exame Informática, “incorpora todo o conhecimento produzido nos laboratórios da FCT NOVA nos últimos 30 anos, onde a Professora Maria Ascensão Reis foi sempre uma das referências científicas. 

A tecnologia vai permitir diminuir custos e democratizar conhecimento de tal modo que no limite pode permitir que a gestão operacional das ETAR’s seja feita por um profissional/técnico sem curso superior 

A 3 de julho, a  Aqua in Silico  esteve presente no HiTECH2018, programa de aceleração de novas tecnologias para o mercado. Agora os planos passam por registar a patente, avançar com a comercialização do software e captar investimento para mercados internacionais.

 

Na imprensa

“Os domadores de bactérias” Exame informática

" O sistema operativo que controla batérias em ETAR e o mini que tem uma tenda no tejadilho " (Sic notícias)