FCT NOVA vencedora da Região de Lisboa do concurso Novo Verde Packaging Universities Award

14-01-2019

prémio novo verde

A FCT NOVA foi a grande vencedora da Região de Lisboa do concurso Novo Verde Packaging Universities Award.

O trabalho submetido a concurso, intitulado “Auditar e sensibilizar para mais embalagens reciclar”, foi coordenado pela Professora Graça Martinho (Departamento de Ciências e Engenharia Ambiental) e desenvolvido por um grupo de estudantes ligados à direção de quatro associações da FCT NOVA (Ecozoic, NAS/AEFCT, NEEC/AEFCT e FACIT), designadamente Cláudio Duarte ( Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente-MIEA), Diogo Sousa (MIEA), João Campôa (MIEA), João Veloso (Mestrado Integrado em Engenharia Informática - MIEI) e Quelvina Fortes (MIEA).

“Este projeto serviu para unir várias associações, e até a própria instituição, num trabalho conjunto que pretende promover o entusiasmo em construir esta Escola como a número um em reciclagem e gestão de resíduos”, afirmou João Campôa. “Esperamos que sirva para motivar os nossos colegas a perceber que há coisas a acontecer e que se está a trabalhar para que a sustentabilidade possa a ser um dos motivos para vir estudar para a FCT NOVA” acrescentou Cláudio Duarte.

O trabalho consistiu na realização de auditoria aos resíduos que se produzem no Campus (indiferenciados e seletivos) e numa proposta de medidas de ação para a redução e reciclagem das embalagens. O grupo receberá o prémio no valor de 7500 €, que serão utilizados na implementação de algumas das medidas de ação propostas na candidatura, das quais se destacam:

- Campanhas para a redução: “Descartável? Na FCT, não obrigado!”; “Desm@teri@liz@r”; “Traz o teu cantil”;

- Campanhas para a reciclagem: alargamento da rede de ecopontos; criação de uma APP que identifica o local mais próximo para a deposição correta de um resíduo; “Separação 100% na Restauração”.

“Nos primeiros resultados, que já anunciamos, há 35% de recicláveis que não estão a ser reaproveitados o que quer dizer que ainda há muito trabalho pela frente. É esse potencial que queremos optimizar”, remata Graça Martinho.

A equipa agradece o apoio logístico da Câmara Municipal de Almada e da AMARSUL e a colaboração nas campanhas de caracterização dos resíduos do grupo de resíduos do DCEA/MARE - Professora Ana Silveira, Engenheiro Mário Ramos, Engenheiro Pedro Santos, Engenheira Ana Gomes e Engenheira Luana Boavida - e dos alunos do 3.º ano do MIEA - Bernardo Antunes, Luísa Silva, Mariana Baptista, Mariana Rato, Miguel Pires, Patrícia Henriques e Rita Sargento. Um agradecimento especial também à Divisão de Apoio Técnico da FCT NOVA, na pessoa da Engenheira Cláudia Saque, e a todos os docentes, não docentes e alunos que responderam ao questionário da Eco-Escolas.

O desafio promovido pela entidade O Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, S.A. pretende, além da sensibilização da causa ambiental, apoiar a implementação de projetos que se destaquem pela sua pertinência e potencial de aplicação de práticas sustentáveis, no seio dos estabelecimentos do Ensino Superior.