05-02-2019
O Galo de Barcelos volta a representar o país desta vez como símbolo da qualidade de investigação que se faz em Portugal. É a segunda vez que o Grupo BIOSCOPE e José Capelo, Investigador e Professor no Departamento de Química da FCT NOVA, usam símbolos nacionais para chamar a atenção para a ciência portuguesa.
A equipa composta por José Capelo, Carlos Lodeiro, Hugo Santos, investigadores da FCT NOVA, em conjunto com Gilberto Igrejas da Universidade de Trás-os-Montes, e com a ajuda de Miguel Spuch, químico e desenhador suíço, colocou o Galo de Barcelos na capa da revista Journal of Proteomics. Este galo foi criado usando o programa Cytoscape, que dá cor às interações das proteínas, é uma ferramenta extremamente importante para diagnósticos, prognósticos e desenvolvimento de fármacos.
Já em 2017, o Grupo BIOSCOPE tinha conseguido recriar a bandeira portuguesa com a mesma ferramenta, oferecendo-a ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da visita à FCT NOVA a propósito do 40.º aniversário da Faculdade.
A edição especial do Journal of Proteomicse destaca a Conferência Internacional em Proteómica Analítica da Caparica (ICAP) de 2017, que teve lugar na Aldeia dos Capuchos na Caparica com a colaboração da FCT NOVA. A edição deste ano, que acontece entre 8 a 11 de Julho, já está em preparação, com os 200 lugares disponíveis quase esgotados.
Na imprensa:
"Bioquímica põe galo de Barcelos na capa de uma revista científica internacional" (Público)
"Galo de Barcelos faz capa de revista científica internacional" (Jornal de Barcelos)