Notícias

Notícias

FCT NOVA na Noite do Fósforo no Pavilhão do Conhecimento

02-05-2019

No passado dia 30 de abril, a Ciência Viva, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química, celebrou a Noite do Fósforo, o primeiro elemento químico produzido em laboratório.

A Noite serviu para celebrar os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos com diversas atividades programadas à volta do tema.

A FCT NOVA não faltou à chamada e esteve presente com a apresentação da Tabela Periódica em Patchwork. O trabalho que envolveu elementos do Departamento de Química da Faculdade foi apresentado a 20 de fevereiro de 2019 no Preguiçódromo da Biblioteca da FCT NOVA com a presença do Professor Christopher Brett, Vice-Presidente da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry).

O trabalho mereceu grande interesse e "espanto" pela sua originalidade junto do público que veio até ao Pavilhão do Conhecimento” afirma José Moura, Diretor da Biblioteca da FCT NOVA, um dos responsáveis pela organização e dinamização do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos na FCT NOVA, a par com a direção do Departamento de Química.

As Nações Unidas e a UNESCO marcaram 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica, celebrando os 150 anos desde que foi criada pelo químico russo Dimitry Mendeleev. Esta resolução reconhece a importância e crescente constatação global de como a química promove o desenvolvimento sustentável e fornece soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

A FCT NOVA, através do Departamento de Química e da Biblioteca, junta-se a esta festa global com uma agenda intensa e diversificada. Saiba tudo o que ainda vai acontecer para celebrar esta data aqui.