Notícias

Notícias

Anúncio de bolsa de gestão de ciência e tecnologia (uma vaga) - FCT NOVA - DCEA

18-11-2019

1. Tipo de bolsa e financiador
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia, no âmbito do projecto “Halting hydropower developments in the Mediterranean Basin”, coordenado pela EuroNatur em colaboração com diversos parceiros e financiado pela Fundação MAVA.

2. Candidatos e requisitos
Os candidatos devem ser detentores do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, concluído há mais de cinco anos e experiência demonstrada por currículo no domínio dos sistemas energéticos, em particular o sector hidroeléctrico, nexus energia-água-território, modelos climáticos regionais, sistemas de informação geográfica e big data analytics.

São requisitos preferenciais:
- Motivação para a investigação aplicada e o desenvolvimento de novos conceitos;
- Publicações e/ou comunicações científicas na área;
- Boas capacidades de trabalho, quer em autonomia quer em equipa;
- Experiência de desenvolvimento e gestão de projectos;
- Bom domínio da língua inglesa;
- Disponibilidade para viagens ao estrangeiro.

3. Condições financeiras e de trabalho
Montante: A bolsa terá um valor de 1200 €/mês, acrescido do seguro social voluntário, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.
Duração: a bolsa terá a duração de três meses, renovável, com início no mais curto prazo praticável após a conclusão do processo de recrutamento.
Função: gestão executiva do projecto do âmbito do CENSE, FCT NOVA, sob supervisão do investigador responsável.
Tarefas específicas: Gestão do trabalho de pesquisa e inventariação dos pequenos aproveitamentos hidroeléctricos (PAH), existentes e planeados, nos países da bacia mediterrânica; validação do trabalho de georeferenciação dos PAH inventariados; caracterização energética dos PAH e avaliação do seu contributo para a produção de energia na bacia mediterrânica; construção de cenários de produção eléctrica em contexto de alterações climáticas; gestão da comunicação com as várias entidades intervenientes no projecto; estruturação e coordenação dos relatórios e outros deliverables a produzir.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, FCT NOVA, Campus da Caparica, sob orientação do Prof. João Joanaz de Melo.

4. Prazo e modo de candidatura
O concurso encontra-se aberto no período de 29 de Novembro a 12 de Dezembro de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de um documento PDF único contendo carta de motivação (1 pág.), curriculum vitae sumário (2-3 pág.), cópia do certificado de habilitações e cópia do BI/CC; o nome deste documento deve conter o nome abreviado do candidato. As candidaturas devem ser remetidas para o email <jjm@fct.unl.pt>, indicando no Assunto “Bolsa: Hydropower in the Mediterranean”.

5. Selecção e notificação
Júri de selecção: Prof. João Joanaz de Melo (presidente), Profs. Tomás Ramos e Francisco Ferreira (vogais).
Critérios de selecção: avaliação curricular com ênfase nas matérias relevantes para o trabalho (60%); motivação demonstrada para o trabalho (40%). O júri poderá optar por convocar os candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, atribuídos os pesos de 50% à avaliação curricular e 50% à entrevista.
Notificação: os candidatos serão notificados da aprovação ou não da bolsa, ou convocados para uma entrevista, através de email.

6. Legislação e regulamentação aplicável
- Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-lei nº 202/2012 de 27 de Agosto, Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, Lei nº 12/2013 de 29 de Janeiro e Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de Julho);
- Regulamento de Bolsas de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (https://www.fct.unl.pt/system/files/private/regulamento_de_bolsas_de_investigacao_versao_dez15.pdf);
- Subsidiariamente, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).