Notícias

Notícias

Biopolímeros biodegradáveis e Novos horizontes para a energia solar no webinar NOVA Sci & Tech for Society

22-01-2021

Sci &Tech

O ciclo de webinars NOVA Sci & Tech for Society recebe, no próximo dia 27 de janeiro às 13h00, no âmbito da temática "Circular Economy and Sustainability", dois investigadores que estão a revolucionar o conhecimento científico no âmbito da sustentabilidade.

Maria Ascensão Reis, coordenadora do grupo de investigação BIOENG (da UCIBIO) e líder de equipa que desenvolve novos processos para transformar resíduos em produtos de elevado valor acrescentado usando microrganismos, à escala laboratorial e piloto, irá abrir as hostes desta sessão. É co-autora de mais de 250 artigos científicos e várias patentes nacionais e internacionais, tendo coordenado diversos projetos, dos quais vinte projetos europeus e oito co-financiados por empresas. O seu trabalho científico tem sido distinguido com vários prémios. A professora é investigadora da UCIBIO/Departamento de Química foi uma das onze mulheres cientistas da FCT NOVA destacadas no livro “Mulheres na Ciência”, promovido pela Ciência Viva. No próximo webinar no dia 27 de janeiro, estará presente com elementos da sua equipa para partilhar connosco “Inovação e sustentabilidade na produção de biopolímeros biodegradáveis”.

No mesmo dia, o trabalho do investigador Manuel João Mendes, centrado no aproveitamento da energia solar, estará também em destaque. O professor e investigador no Departamento de Ciência dos Materiais e do CENIMAT faz parte da equipa que recentemente anunciou um novo desenho para as células de painéis solares que aumenta em 125% a capacidade de aproveitar a luz solar. Manuel João Mendes, premiado com duas prestigiosas bolsas "Marie Curie Experienced-Research" relacionadas com células solares fotónicas aprimoradas, é autor de mais de 50 publicações em revistas científicas e co-autor de duas patentes americanas. Nesta sessão, teremos a oportunidade de o ouvir falar sobre “Fotovoltaico enaltecido com Fotónica: Desvendando Novos Horizontes para a Energia Solar”.

Em março, este ciclo abordará uma nova temática, "Arts & Cultural and Natural Heritage”, à qual serão igualmente dedicadas quatro novas apresentações divididas em dois webinars.

Mais informações aqui.

Assista aqui.