Projeto HIGHLIGHT finalista na 3.ª edição do Prémio IN3+

02-03-2021

HIGHLIGHT, ideia da equipa de Nano-Fotónica coordenada por Manuel J. Mendes, professor no Departamento de Ciência dos Materiais e  investigador no CENIMAT da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA,  é finalista e candidata ao Prémio IN3+, o maior prémio dedicado à inovação em Portugal.

O HIGHLIGHT pretende desenvolver uma tinta composta por nanopartículas que permitem manipular a luz, dando a possibilidade única de variação ótica visível ou invisível ao olho humano. De acordo com os criadores, este produto poderá ser muito útil ao mercado de anti-contrafação, por exemplo para aplicar em todo o tipo de documentos e selos de segurança.

Esta terceira edição contou com 87 candidaturas de mais de 30 entidades, entre Universidades, Centros de Investigação, empresas e startups, de norte a sul do País, incluindo, pela primeira vez, participações a nível internacional. Destas submissões, apenas cinco foram selecionadas para a final e três sairão vencedoras.

A divulgação dos resultados e entrega do prémio deverá decorrer, previsivelmente, no mês de março.

Conheça as restantes ideias aqui.

Acompanhe todos os projetos e informação em premioin3mais.pt.

Na imprensa

3 ideias para mudar o futuro: conheça os projectos finalistas do prémio IN3+ (Público)