12.ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge distingue alunos da FCT NOVA

28-10-2021

A 12.ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge 2021 - “Innovative Technologies for Sustainability" distinguiu dois estudantes da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Emanuel Carlos foi o vencedor na categoria Doutoramento com uma proposta que repensa o ciclo de vida de dispositivos eletrónicos. O estudante do Doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências apresentou a tese “Printed Metal Oxides: A New Era for Sustainable Electronics” que propõe diminuir a pegada carbónica dos aparelhos eletrónicos. O aluno explora um caminho inédito para uma nova era de eletrónica verde e de baixo custo, baseada em materiais e processos de produção mais sustentáveis.

Maria Morais, Mestre em Engenharia Biomédica, foi a segunda classificada na categoria Mestrado com o trabalho “Wearable non-enzymatic glucose sensor”. A aluna apresentou uma alternativa promissora e inovadora para a monitorização não-invasiva da glucose, que, além de servir as pessoas que sofrem com diabetes, poderá ser utilizada numa variedade de outras aplicações.

Ambos os alunos foram orientados por Elvira Fortunato, professora e investigadora do Departamento de Ciência dos Materiais.

O Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias, organizado desde 2010, que pretende distinguir estudantes de universidades portuguesas que tenham desenvolvido teses de Mestrado ou de Doutoramento de excelência.

Na imprensa

Ideias para gerador de levitação magnética e gadgets mais sustentáveis vencem Fraunhofer Challenge (Exame Informática)

Aparelhos eletrónicos sustentáveis e óxido metálico para medir glicose em destaque no Fraunhofer Portugal Challenge (Atlas Saúde)

Aparelhos eletrónicos sustentáveis e óxido metálico para medir glicose em destaque no Fraunhofer Portugal Challenge (Medjournal)