A investigação em nanotecnologia atua principalmente em três áreas-chave: nanoeletrónica, nanobiotecnologia e nanomateriais.
O Doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências da NOVA FCT tem como principal objetivo capacitar os alunos com as ferramentas necessárias para explorar essas áreas de conhecimento avançado. Através de um corpo docente altamente qualificado e de laboratórios de investigação de excelência reconhecida internacionalmente, o programa oferece uma formação sólida e multidisciplinar que combina teoria e prática nas áreas das nanotecnologias e suas aplicações, abrangendo setores como Ciências da Vida, Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia e Ambiente.
Candidaturas 2025/26
1.ª Fase: 14 de Mar. a 7 de Abr.
2.ª Fase: 2 de Jun. a 18 de Jul.
Vagas: 10
Duração: 4 anos (240 ECTS)
Formato: Diurno e/ou tutorial
Coordenador do curso: Pedro Barquinha
Coordenadora do curso: pdnn.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: div.aea.helpdesk@fct.unl.pt
O programa oferece uma formação que fortalece a ligação com a indústria e acelera a transferência de tecnologia para a sociedade.
Além dos documentos indicados na página https://www.fct.unl.pt/ensino/doutoramentos, os candidatos devem ainda submeter:
O candidato deverá respeitar pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:
O reconhecimento a que se referem as alíneas 2) e 3) das condições anteriores será baseado em pareceres emitidos por dois professores ou investigadores doutorados, considerados especialistas no domínio científico da candidatura e nomeados pela Comissão Científica do programa de doutoramento correspondente. Este reconhecimento não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 2.750€/ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 2.750€/ano
A Universidade NOVA de Lisboa reforça o seu compromisso com a equidade no ensino superior, através da atribuição de bolsas que promovem a inclusão e a igualdade de oportunidades.
Mais informações aqui.
O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA FCT dispõe de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, reconhecidas internacionalmente, que, junto do ensino de excelência pelo qual primamos, têm permitido formar Engenheiros de Materiais com elevada qualidade científica e técnica.
Saber mais