O Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia é um programa de excelência que tem como objetivo formar investigadores especializados na análise histórica e crítica no campo da ciência e da tecnologia. Com uma abordagem interdisciplinar, o curso oferece uma formação aprofundada sobre a história das ideias científicas e das transformações tecnológicas, com ênfase no impacto social, cultural e político dessas inovações. O programa explora o património científico e tecnológico, permitindo aos doutorandos analisar, preservar e divulgar o legado científico nacional e global.
O doutoramento é ajustado para aqueles que desejam integrar as dimensões históricas, filosóficas e patrimoniais da ciência e da tecnologia, com vista a promover o conhecimento e valorização do património científico, contribuindo para o futuro da investigação científica nesta área.
Candidaturas 2025/26
1.ª Fase: 14 de Mar. a 7 de Abr.
2.ª Fase: 2 de Jun. a 18 de Jul.
Vagas: 15
Duração: 4 anos (240 ECTS)
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Português
Coordenadora do curso: Paula Urze, pdhfpct.coordenador@fct
Divisão académica: div.aea.helpdesk@fct.unl.pt
O programa doutoral em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia oferece uma formação robusta e interdisciplinar, abordando temas centrais como a Filosofia da Ciência, História da Ciência e Tecnologia, e o Património Científico e Tecnológico.
Para além dos indicados na página https://www.fct.unl.pt/ensino/doutoramentos, os candidatos devem submeter:
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 2.750€/ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 2.750€/ano
O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) assegura, na NOVA FCT, o ensino e a investigação em áreas exteriores às ciências fundamentais e às engenharias, dando, assim, aos nossos alunos uma formação estruturada na área das ciências sociais aplicadas.
Saber mais